No domingo (29), o Varejão da Paulista recebeu mais uma edição do Encontro de Meliponicultura Urbana, que reuniu cerca de 250 pessoas interessadas na criação de abelhas ASF (Abelhas Nativas Sem Ferrão).Em conjunto com meliponicultores do município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), esteve na organização do evento, que contou com oito expositores vendendo mel, própolis, cera e outros produtos relacionados.
O encontro também promoveu as palestras “Meliponicultura gerando valores”, pelo meliponicultor Vilmar Silva e a palestra “O poder do mel e do própolis na saboaria”, ministrada pela empreendedora Janeth Shibuya.
Segundo o meliponicultor Carlos Jesus de Souza, o encontro foi um sucesso. “Com o apoio da Sema, Prefeitura e Defesa Agropecuária, conseguimos ver o crescimento dessa atividade no município, com a proximidade e trabalho conjunto do poder público com os meliponicultores, que estão quebrando paradigmas e seguindo a lei estadual que regulamenta a criação de abelhas sem ferrão”, disse.
Os Encontros de Meliponicultura acontecem tradicionalmente duas vezes ao ano, desde 2019, nos meses de março e outubro. A Sema vem trabalhando diretamente com os meliponicultores locais desde o início dos encontros, para o fortalecimento e fomento da prática. De acordo com a veterinária da Sema, Paula Suarez, a secretaria está em processo de planejamento para implementação de um meliponário no Varejão da Paulista.
A equipe da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo trouxe uma van equipada que atendeu os produtores interessados em regulamentar gratuitamente a produção. Os meliponicultures que precisam obter autorização de uso e manejo do plantel podem solicitar apoio para a Sema pelo telefone (19) 3437-4000.