A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Conselho Municipal do Idoso (CMI), promove durante o mês de outubro, em alusão ao Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º/10, programação especial com atividades para pessoas idosas. As ações contam com a parceria de organizações da sociedade civil do município.
As atividades abertas ao público 60+, têm início hoje (1º), com a exposição Arte na Terceira Idade: nunca é tarde para se inspirar, com trabalhos desenvolvidos por grupos 60+ nos serviços públicos. A mostra ficará aberta até o dia 30/10, com visitação das 8h às 17h, na Estação Idoso.
No dia 4, das 9h às 11h, haverá atividade livre, envolvendo contação de histórias, serviços de saúde e atividades físicas na entrada do bairro Bosques do Lenheiro, rua das Oliveiras, esquina com a rua Sapucaia. No dia 09/10, às 9h, a população poderá participar da roda de conversa sobre alimentação para pessoa idosa, na Estação Idoso, com a participação de profissionais do Cpan – Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição.
Outra atividade será a caminhada pelo Dia Nacional do Idoso, intitulada Caminhada e Convivência, realizada no sábado, dia 19/10, na avenida Cruzeiro do Sul, em frente a Associação dos Navegadores do Bongue. A concentração será a partir das 7h30 e saída, às 8h. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo link: https://l1nk.dev/ssNv1.
Na segunda-feira (21), às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda, a população poderá participar da palestra Conhecendo o Alzheimer, patologias relacionadas ao cuidado, ministrada por Mariana Kairalla Andreazzi, médica geriatra. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/RewV3YrPdV9Si7MV8 para fornecimento de certificado.
Também haverá no dia 25, das 9h às 12h, exposição de pinturas realizadas pelos usuários dos serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial no Domicílio para idosos, pessoas com deficiência e suas famílias. Os trabalhos ficarão expostos na Estação da Paulista, prédio Antonio Pacheco Ferraz. No dia 28, às 19h, acontece roda de conversa Idosos com dependência: como cuidar?, para cuidadores profissionais e familiares, na Biblioteca Municipal. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/JGYQNAMkxeNYJKAX6. E para encerrar a programação, no dia 31/10, às 19h, haverá homenagem a pessoas idosas na Câmara Municipal.
Além das atividades abertas para a população, outras ações que envolvem bailes 60+, dinâmicas, rodas de conversa, palestras, festivais de música, oficina de pintura, oficina de horta, de ecologia, bingo, passeio turístico, oficina digital, cinema, Vem Jogar, concerto musical, jogos e brincadeiras integram o mês da pessoa idosa.
A programação conta com o apoio das secretarias municipais da Ação Cultural (Semac), Saúde (SMS), Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam); Fundo Social de Solidariedade (FUSSP), Lar Betel, Centro Dia do Idoso, Estação Idoso, projeto Com Vivência, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini, Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Passo a Passo, Apaspi, Afascom, Cesac, entre outros.