A convite da Embrapa Meio Ambiente, a veterinária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) Paula Suarez e a agricultora agroecológica de Piracicaba Lourdes Lasaro, participaram, na última semana, do dia de campo “Meliponicultura integrada aos Sistemas Agroflorestais Agroecológicos e Biodiversos”, no município de Cananéia-SP.
A atividade teve o objetivo de demonstrar a iniciativa de sucesso do Sítio Bela Vista, dos agricultores Clodoaldo e Suzete Bernardo, que iniciaram, há cerca de 10 anos, a recuperação do espaço desmatado da área realizando práticas de sistemas agroflorestais (SAFs) em conjunto com a criação de abelhas sem-ferrão.
Atualmente a área está em processo avançado de reflorestamento, com plantações de árvores frutíferas, tubérculos e hortaliças, além da criação de 16 espécies de abelhas nativas sem ferrão, que, segundo o casal, foram fundamentais para a polinização e aumento da produção agrícola.
A visita trouxe ideias e inspirações para a agricultora familiar Lourdes Lasaro, que tem uma propriedade de orgânicos na região do bairro Campestre. Ela foi acompanhada pela veterinária da Sema, Paula Suarez, que ressaltou que a Sema vem trabalhando em conjunto com meliponicultores de Piracicaba para o fortalecimento e fomento da prática.
“Nossa intenção após essa visita é transmitir esse conhecimento e dar o apoio necessário aos agricultores interessados na implementação dos sistemas agroflorestais com a meliponicultura em suas propriedades”, enfatiza. A Sema também é parceira do Encontro de Meliponicultura Urbana, que acontecerá neste domingo (29), no Varejão da Paulista, das 9h às 12h.