BEBEL RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS NACIONAIS
A candidata a prefeita de Piracicaba, a Professora Bebel (PT), recebe, na reta final de campanha, apoio de lideranças nacionais, entre elas a do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Com Lula na presidência, o governo federal voltou a ser um dos parceiros das cidades”, destaca o ministro. Em vídeos em suas redes, Bebel também já recebeu o apoio do deputado estadual Eduardo Suplicy, do ex-prefeito José Machado e da educadora Ana Estela Haddad.
INVISÍVEIS – I
Durante o Painel dos Candidatos, realizado pela Acipi, a candidata Professora Bebel (PT) falou de atender os “invisíveis”, as pessoas mais pobres da cidade, que muitas vezes passam longe dos holofotes de ações do poder público. No plano de governo, a candidata destaca, por exemplo, o atendimento às pessoas em situação de rua – um dos principais problemas sociais do município.
INVISÍVEIS – II
Uma das propostas, neste sentido, e que está no plano de governo da candidata Professora Bebel (PT), é reordenar os albergues conforme dispõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – que prevê, dentre outras ações, pequenas unidades com, no máximo, 50 pessoas –, bem como fortalecer e ampliar as redes de Centro de Referência Especializado para População em situação de rua.
MIRANTE – I
Na reunião da Câmara, quinta-feira (19), os vereadores aprovaram – em segunda discussão, por 16 votos favoráveis e um contrário –, o projeto de lei 162/2024, do Executivo, que trata da concessão de uso, a título oneroso e mediante licitação, do Parque do Mirante, do Aquário Municipal e dos espaços superiores do Elevador Turístico Alto do Mirante e dos espaços inferiores do Alto do Mirante.
MIRANTE – II
Houve bate-boca entre pessoas contrárias à privatização dos espaços e os parlamentares, especialmente o vereador Fabrício Polezi (PL), que foi contido pelo colega de plenário, Josef Borges (PP). Dentre as principais críticas ao projeto, é o tempo de concessão, que será de 25 anos. Por outro lado, os vereadores incluíram gratuidade a moradores de Piracicaba para entrar no Parque do Mirante.
MIRANTE – III
Este Capiau, idoso e cansado, entende a solução que a Prefeitura busca, ao privatizar o espaço. Mas se, conforme destaca a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, havia um projeto pronto para ser colocado no espaço, desde 2015, fica a dúvida por qual motivo não foi levado a cabo. Porque uma coisa é certa: o Parque do Mirante não pode ficar abandonado.
EPTV – I
O Grupo EP, conglomerado de mídia no interior paulista e sul de Minas Gerais, realiza no próximo dia 28 mais um debate entre os candidatos à Prefeitura de Piracicaba – o último antes do primeiro turno das eleições, em 6 de Outubro. A transmissão ao vivo começa às 23h20, após o reality “Estrelas da Casa”, e terá retransmissão no portal g1 Piracicaba, CBN Campinas (rádio FM e canal de youtube), além do site do portal ‘A Cidade On Campinas’.
EPTV – II
Participam do debate os candidatos a prefeito de Piracicaba de partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares, conforme preconiza a Lei 9.504/97, e que não tenham impedimento na Justiça. Os sete candidatos anunciados após as convenções confirmaram presença: Alex Madureira (PL), Barjas Negri (PSDB), Edvaldo Brito (Avante), Helinho Zanatta (PSD), Luciano Almeida (PP), Paulo Campos (Podemos) e Professora Bebel (PT).
EPTV – III
O debate será dividido em quatro blocos de discussão, incluindo as considerações finais dos candidatos. O 1º e o 3º blocos serão de tema livre, permitindo que os candidatos façam perguntas a seus adversários sobre qualquer assunto de sua escolha. Já o 2º e o 4º blocos serão de temas determinados, com os tópicos sendo sorteados no momento das perguntas. Ao final do 4º bloco, os candidatos apresentarão considerações finais, cuja ordem também foi definida por sorteio.
EPTV – IV
O mediador do debate será o jornalista Jonatan Morel, o âncora do Jornal Regional 1ª edição da EPTV. Os temas determinados são saúde; educação; emprego e renda; mobilidade; habitação; segurança pública (Guarda Municipal); lazer e cultura; sustentabilidade (Meio Ambiente); saneamento básico e infraestrutura.
EPTV – V
Conforme as regras do debate, o candidato do PCB, Vinícius Bena, não poderá participar do debate organizado pela EPTV, pois seu partido não atinge o número mínimo de representantes no Congresso Nacional exigido para a participação.
CAMPOS ELÍSEOS
A Secretaria da Justiça e Cidadania, pasta mais antiga do Governo do Estado de São Paulo, criada em 1892, será transferida para o Palácio dos Campos Elíseos, prédio histórico da Avenida Rio Branco, 1.269, no centro de São Paulo. A mudança faz parte do projeto do Centro Administrativo dos Campos Elíseos, que reunirá todas as secretarias de Estado numa mesma região da Capital de São Paulo.
ÔNIBUS — I
Este idoso e cansado Capiau fez um trajeto, ontem (20), saindo do Bairro São Jorge e chegando até o Terminal de Vila Sônia, passando pelo Terminal Central de Integração, indo ao Cecap, voltando, conhecendo bem como estão os serviços de ônibus urbanos da cidade. O veículo, na maioria dos trajetos lotado, diz, por si só, que é preciso de mais carros para atender a demanda.
ÔNIBUS — II
Quanto a alguns carros do transporte urbano, é certo reconhecer que melhoraram, especialmente os que têm climatizador de ar. “Mas o certo é que todos tivessem”, afirmam passageiras, argumentando que todos pagam o mesmo valor para todos os trajetos. Reclamam muito da demora dos horários que vêm de Anhumas para o São Jorge.