O horror corporal “A Substância”, com Demi Moore, filme que foi ovacionado no último Festival de Cannes, desponta, ao lado do suspense psicológico “Ligação Sombria”, com Nicolas Cage, e do filme nacional “Passagrana”, como as principais estreias nas telonas do Cine AraújoMas não é só: tem dois filmes de animação para o público infantil, o documentário “Jung Kook: I Am Still”, como astro do grupo sul-coreano BTS, e o relançamento de dois filmes “Batman”.
“A SUBSTÂNCIA” (The Substance — Estados Unidos, 2024) é um filme de terror corporal que foi ovacionado pelo público e pela crítica no Festival de Cannes 2024, de onde saiu com o prêmio de Melhor Roteiro e levou sua protagonista, Demi Moore, a receber as melhores críticas de sua carreira e até mesmo sua indicação ao próximo Oscar. É o segundo filme escrito e dirigido pela cineasta francesa Coralie Farjeat, que estreou em 2017 com o brutal “Vingança”, premiado em vários festivais.
Explorando o tema do fascínio da sociedade pela juventude e padrões de beleza, este filme do chamado gênero “Body Horror” (Horror Corporal em português) acompanha uma celebridade, Elisabeth Sparkle (Demi Moore), que após ser demitida da TV por ser considerada “velha demais” , ela recorre a um sinistro programa de aprimoramento corporal. A substância milagrosa promete rejuvenescer, mas resulta em uma transformação ainda mais radical. Ela agora precisa dividir seu corpo com Sue (Margaret Qualley), sua versão jovem e melhorada, e, aos poucos, começa a perder completamente o controle da própria vida, com efeitos colaterais horríveis. Em um pesadelo surreal sobre a busca incessante pela juventude, o filme revela o preço oculto da perfeição. Segundo o site agregador de resenhas “Rotten Tomatoes”, o filme acumula 90% de aprovação dos críticos que, segundo eles, “The Substance é um feito de tirar o fôlego e o melhor momento de Demi Moore”. Longe das nossas telonas a um bom tempo e atualmente com 61 anos, Demi Moore se estabeleceu na década de 1990 como uma atriz lucrativa (com “Ghost – Do Outro Lado da Vida”) e a atriz mais bem paga do mundo (recebeu US$ 12,5 milhões sem precedentes para estrelar “Striptease”, em 1996).
“LIGAÇÃO SOMBRIA” (Sympathy for the Devil – Estados Unidos, 2023(, dirigido pelo cineasta israelense Yuval Adler, é um tenso suspense psicológico envolvendo um motorista e um passageiro misterioso em um jogo de gato e rato mortal. Na trama, o ator Joel Kinnaman é um motorista que segue uma jornada perigosa quando é forçado a dirigir para um homem misterioso (Nicolas Cage) sob a mira de uma arma. À medida que a viagem avança, ele começa a perceber que há algo de errado no homem estranho dentro do carro. Isolado em seu carro e seguindo à risca as regras impostas pelo passageiro violento, o motorista enfrenta uma série de acontecimentos inesperados ao longo da noite. Conforme a tensão aumenta, ele descobre que os verdadeiros objetivos e a natureza do misterioso passageiro vai muito além do que poderia imaginar, resultando num intrincado jogo psicológico onde nada é o que parece. Nos Estados Unidos, os críticos destacaram as atuações vigorosas dos dois protagonistas, principalmente a de Nicolas Cage, ruivo e maligno. Para os críticos, o filme aproveita ao máximo a propensão de Nicolas Cage para interpretar personagens desequilibrados.
“PASSAGRANA” (Brasil, 2024), escrito e dirigido pelo cineasta paulista Ravel Cabral, é considerado o primeiro filme nacional do gênero “golpe” — ou “heist” (assalto) pelos cinéfilos mais tradicionais. Tendo as ruas de São Paulo como cenário, o filme acompanha quatro amigos de infância que, cansados de sobreviver de pequenos golpes, se deparam com um roubo que pode tirá-los da rua. O problema é que os amigos atravessaram o esquema de policiais corruptos e o golpe “dá ruim”. No desespero, eles se aventuram a realizar um grande assalto a banco, digno das telas de cinema. Os amigos são interpretados pelos jovens atores Wesley Guimarães, Juan Queiroz, Elzio Vieira e Wenny Bueno, ao lado de Carol Castro, Caco Ciocler e da veterana Irene Ravache. Segundo Ravel Cabral, seu filme “vai mudar a visão de quem não gosta de filme nacional”.
“TRANSFORMERS: O INÍCIO” (Transformers One — Estados Unidos, 2024) é um filme de ação e ficção científica animado que conta a história de origem dos robôs gigantes Optimus Prime (antes ele era o Orion Pax) e Megatron (antes ele era o D-16) e a rivalidade entre eles, que um dia foram amigos tão ligados quanto irmãos e que mudaram o destino de Cybertron, o planeta natal dos Transformers.O longa tem direção de Josh Cooley, que dirigiu antes “Toy Story 4” (2019), vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação.
“A MENINA E O DRAGÃO” (Dragonkeeper — Espanha/China, 2024), dirigido por Salvador Simó e Li Jianping, é um filme de animação hispano-chinês, baseado no livro “A Guardiã do Dragão”, da autora australiana Carole Wilkinson. A história é ambientada em um lugar remoto na China Imperial, onde uma jovem chamada Ping (dublada pela atriz brasileira Bella Chang), inicia uma amizade improvável com um dragão, fazendo o possível para proteger essa espécie ameaçada de extinção.
BATMAN DAY — Para os fãs do icônico Homem-Morcego , dois filmes do super-herói de Gotham City retornam às telonas, com destaque para o clássico “Batman” (1989), de Tim Burton, que é o primeiro longa-metragem da série de filmes inicial do Batman. Exibido aqui há 35 anos — mais precisamente em 26 de outubro de 1989 no saudoso cine Rivoli (antigo Palácio), o filme traz Michael Keaton como o justiceiro mascarado. Mas é Jack Nicholson quem domina o filme como o vilão Coringa, relegando Batman a segundo plano. O outro filme, “The Batman”, de Matt Reeves, com Robert Pattinson como protagonista, é bem mais recente, tendo chegado às nossas telas em março de 2022. Ótima oportunidade ver ou rever dois belíssimos filmes.
“JUNG KOOK: I AM STILL” é um documentário que mostra a jornada de oito anos de Jung Kook, integrante do grupo sul-coreano de K-Pop BTS, através de entrevistas exclusivas, imagens de bastidores e performances eletrizantes ao vivo.