BARÃO
O prefeito Luciano Almeida (PP), candidato à reeleição para o Executivo Municipal de Piracicaba, posou para foto antes do início do Desfile Cívico de Sete de Setembro começar no Estádio Barão de Serra Negra. O evento foi muito bem organizado, pontual e contou com pontos de hidratação para a população.
DESFILE – I
Grande parte dos secretários municipais marcou presença no Desfile Cívico realizado pela Prefeitura no último sábado (7), no Estádio Barão de Serra Negra. Todos chegaram pontualmente às 8h. O prefeito Luciano Almeida brincou, dizendo que muitos deles nunca tinham acordado tão cedo na vida.
DESFILE – II
Ao saber da brincadeira, o secretário da Cultura, Carlo Beltrame, famoso por prestigiar todos os eventos culturais da cidade, principalmente à noite, disse que vai solicitar que o próximo Desfile Cívico seja realizado no período noturno.
DESFILE – III
Brincadeiras à parte, o evento foi considerado bem organizado, pontual e contou com pontos de hidratação para a população. O prefeito Luciano e a primeira-dama, Andréa Almeida, eram mais animados no palanque, ao recepcionar com carinho os alunos das 90 escolas da Rede Municipal de Educação.
DESFILE – IV
A engenheira Ana Cabana, ligada à secretaria de Educação, antes do desfile começar, tentou fotografar um ninho de pássaros quero-quero que estava localizada no meio do campo de futebol. Ao ser atacada pelas aves, ela perdeu o equilíbrio e capotou feio na grama. Felizmente, Ana não se machucou e continuou participando da organização do desfile de maneira normal.
DESFILE – V
O secretário de Saúde, Marcelo Carvalho, compareceu ao desfile com a esposa e dois dos seus quatro filhos. Ao ser perguntado porque não levou a família toda, ele respondeu que precisava fazer um esquema de revezamento com as crianças para conseguir sair de casa.
DESFILE – VI
Alguns candidatos à Prefeitura de Piracicaba também passaram pelo estádio no sábado, sendo eles Paulo Campos (Podemos), Professora Bebel (PT) e Alex Madureira (PL). Subiram no palanque, ficaram um tempo e depois foram embora cumprir as suas agendas políticas.
ITAPERU – I
Um leitor da coluna – que prefere não se identificar – lembrou que, quando o então prefeito Barjas Negri (PSDB) decidiu retirar a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da região do Itaperu e levar para a Ponte do Caixão, o poder público já havia feito “pelo menos algumas dezenas de milhões de investimentos naquela região” para receber o equipamento de saneamento.
ITAPERU – II
Sendo assim, dá para dizer que houve ainda desperdício de dinheiro público. O ‘curioso’ desta história é que a retirada da ETE Itaperu – o que obrigou a buscar um modelo de estação mais caro do que havia sido determinado pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público para o tratamento de 100% de esgoto – une hoje dois adversários políticos. Na época, Barjas era o prefeito e Luciano Almeida (PP) era o então secretário de Indústria e Comércio.
ITAPERU – III
Com a retirada da ETE Itaperu, a região se tornou um Distrito Industrial, cuja primeira empresa instalada foi a CJ Corporation, da Coreia do Sul. Mas vale ressaltar que o empreendimento não vingou como esperado, já que, no Plano Diretor de 2019, o distrito acabou perdendo cerca de metade da sua área. São coisas da política, que, assim como as nuvens, ora estão de um jeito, ora de outro jeito. E Capiau idoso e cansado, sempre.
JAPONESES
O 7 de setembro também é uma data importante para a colônia japonesa em Piracicaba. Em 7 de setembro de 1918, chegavam as 40 primeiras famílias de japoneses que se instalaram na Fazenda Pau D’alho e começaram a brilhante trajetória de nossa colônia em nossa cidade, conforme explica o vereador Pedro Kawai (PSDB).
CULTO — I
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), acompanhado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), esteve na sede da Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP), sábado, à noite, quando participaram do culto em ação de graças pelos 18 anos da entidade. Durante o segundo governo de Negri, a Prefeitura Municipal cedeu área de 2.600 metros quadrados, onde estão construídos em torno de 700 metros quadrados.
CULTO — II
O reverendo Sérgio Paulo Nascimento, pastor da Igreja Presbiteriana do Piracicamirim e presidente da entidade, agradeceu a presença. E relatou as dificuldades para que entidade tomasse o rumo que tomou, hoje, em favor de um grupo de pessoas com Síndrome de Down. “Uma bênção e só temos a gradecer a Deus por tantas conquistas em favor dos que mais necessitam”, disse.
INDEPENDÊNCIA
No sábado (7), a equipe de rua do candidato a prefeito, Alex Madureira (PL), realizou um bandeiraço na avenida Independência, esquina com a rua Moraes Barros. Até que alguém teve a feliz ideia de fotografá-lo sob a placa da avenida. Saiu bem na foto.
ELEIÇÕES
O candidato a prefeito pelo Podemos, Paulo Campos, feliz de estar ao lado de Octavio (e esposa) Helene Júnior, seu companheiro de ações de políticas públicas. Dr. Helene, carinhosamente assim chamado, foi juiz de direito e diretor do Fórum da Comarca de Piracicaba por vários anos; depois, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e agora está aposentado.