A questão das creches municipais em Piracicaba

Cimara Prada

 

Na região metropolitana onde vivemos, a maior e mais importante cidade é Piracicaba. Percebe-se sua importância tanto na indústria, quanto no agronegócio e no comércio, além de nos aspectos ligados às universidades, às escolas e às artes.

Com quase 500.000 habitantes, a cidade vive, diariamente, dificuldades ligadas a várias questões sociais. Para que se construa um cotidiano mais equilibrado, o poder público no Executivo, no Legislativo e no Judiciário precisa perceber como garantir a qualidade na vida cotidiana da cidade.

Uma das questões mais importantes diz respeito às creches municipais.          Muitas mães trabalham o dia todo, mas seus filhos nem sempre permanecem  nas creches durante esse tempo. Isso demanda a despesa da mãe em pagar alguém que pegue a criança na creche e que, com ela, fique até o início da noite.

Piracicaba tem 94 creches municipais, que aceitam as crianças com idade mínima de três meses completos, no berçário, e entre um e três anos completos, no maternal.

Elas funcionam em três períodos: o parcial, de, no mínimo, 04 horas ao dia, em geral das 8:00 às 12:00, e o integral, durante 07 horas, das 8:00 às 15:00, ou durante, no máximo, 10 horas, até as 18:00.

Aí temos um problema que demanda, se possível, ampliar o horário das creches para 12 horas diárias, uma vez que a maioria das mães, ou dos responsáveis, sai do trabalho, exatamente, no mesmo horário das crianças.

Além da necessidade de ampliar o horário de funcionamento das creches, faz-se urgente aumentar o número de vagas de tempo integral, porque só 53% delas funcionam nesse regime.

Como candidatas à vereança no mandato coletivo “Juntas por Todos”, eu e minha irmã Cynthia Prada, enquanto mulheres e mães, quando eleitas, vamos trabalhar nessa direção, de se abrirem mais vagas de tempo integral nas creches municipais. A ideia é facilitar a vida das mães trabalhadoras e deixá-las menos preocupadas com suas crianças, a partir da colaboração do Poder Público.

______

Cimara Prada, professora e ex-vereadora; e-mail: @profa.cimara Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima