Análise busca garantir um crescimento mais organizado e sustentável do município
Com o objetivo de avaliar os efeitos das políticas implantadas desde o Plano Diretor de 2019 e propor ajustes para garantir um crescimento mais organizado e sustentável do município, a Prefeitura encomendou o Diagnóstico Técnico e Comunitário do Território e da Política Urbana do Município de Piracicaba. O documento, que mapeia o território urbano e rural, foi apresentado ao prefeito Luciano Almeida pela empresa responsável, a Demacamp Planejamento, Projeto e Consultoria, na tarde de segunda-feira (26).
O Diagnóstico Técnico e Comunitário visa entender as dinâmicas e necessidade de ajustes nas políticas públicas municipais, com base nos dados mais recentes do Censo Demográfico de 2022.
De acordo com a responsável técnica Demacamp, Eleusina Lavôr Holanda de Freitas, o intuito é entregar ao Executivo uma análise geral da cidade para entender a efetividade dos instrumentos urbanísticos e se há necessidade de revisão de legislações relacionadas ao desenvolvimento urbano. “Reunimos informações técnicas para mapear questões econômicas, sociais e ambientais, e também realizamos uma leitura comunitária, isto é, aplicamos uma pesquisa com a população para entender como as pessoas vivenciam o município. Todas essas informações servirão de base para uma futura revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso de Ocupação do Solo, por exemplo”, explicou.
O diagnóstico propõe, ainda, estruturar uma análise crítica para auxiliar na conservação ambiental e entender o impacto causado pelas transformações urbanísticas. De acordo com a Semuhget, a pesquisa também mapeia a viabilidade de construções de novos empreendimentos e unidades de saúde, por exemplo, e contribui para o aprimoramento do sistema viário do município. Dessa forma, o estudo busca acompanhar a organização dos bairros e otimizar a mobilidade urbana.
A reunião contou ainda com a presença do secretário de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), Paulo Angelo Frias; da chefe do Departamento de Planejamento da Semuhget, Maria Beatriz Silotto Dias de Souza; da arquiteta da Semuhget, Sofia Rontani; e das representantes da empresa Demacamp, Evangelina Pinho, advogada; Fernanda Serralha, economista; Cláudia Souza, consultora.
O Diagnóstico Técnico e Comunitário do Território e da Política Urbana do Município de Piracicaba teve investimento de R$ 524.000,00.