A Secretaria da Saúde recebeu, nesta semana, remessa de mil testes rápidos do Covid-19. Ao todo o município já comprou 2.060 testes para serem aplicados em pacientes com sintomas da doença. Os testes analisam a presença do vírus, sendo que o IGM aponta se a pessoa está com o vírus e transmitindo, enquanto que o IGG detecta se a pessoa já teve contato com o vírus e está imune ou recuperado.
Os testes estão disponíveis e são realizados no Pronto Socorro Municipal e na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa (São Cristóvão). Contudo, para realizar o exame o paciente deve apresentar um conjunto de sintomas como tosse seca, febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, diarreia, perda de paladar e olfato, dificuldade para respirar, entre outros.
A medida é preconizada pelo Ministério da Saúde de modo a não realizar o procedimento em pacientes com sintomas isolados, sintomas leves ou mesmo assintomáticos. “Qualquer pessoa pode fazer o teste pelo SUS, desde que se encaixe no protocolo de atendimento. Não podemos fazer testes em todos, pois não há condições financeiras para testar toda a população. Além disso, há período para se realizar o teste de acordo com o tempo que os sintomas se manifestaram”, destacou Filemon Silvano, secretário da Saúde.
Até segunda-feira (22), foram realizados 509 testes rápidos. 492 deram negativo, enquanto que cinco apresentaram resultado indeterminado e precisaram ser refeitos. Apenas 12 dos testes rápidos feitos aprontaram que o paciente estava transmitindo o vírus.
“O teste rápido ajuda na triagem dos casos suspeitos, que apresentam sintomas. A confirmação ocorre com testes feitos junto a institutos credenciados pelo Governo do Estado, como o Adolf Lutz e o Butantã. Essa ação complementa as demais adotadas pela prefeitura para identificar casos da forma mais rápido possível, assim como mapear o coronavírus em nossa cidade”, completou o prefeito Carlos Defavari.
Rio das Pedras: Saúde já comprou mais de 2 mil testes de Covid-19
25 de junho de 2020