O valor de R$ 100 mil já foi encaminhado para a Prefeitura Municipal e foi solicitada pela coordenadora Cristina Colonese
Depois de conseguir cinco novas viaturas para o Samu, a deputada estadual Professora Bebel (PT) está destinando R$ 100 mil para serem utilizados na aquisição de mobília para os diversos setores do prédio administrativo da corporação. A destinação do recurso, que já foi enviado à Prefeitura de Piracicaba, atende à solicitação da coordenadora do Samu, Cristina Conolese, durante visita que a deputada fez à instituição no último dia 23 de fevereiro deste ano, quando esteve acompanhada pelo integrante do Conselho Municipal de Saúde, o líder comunitário Vicente Duarte, o Zoinho.
Na visita, Bebel percorreu as dependências do prédio administrativo do SAMU, aonde fica inclusive a central que atende chamados da população, e constatou a necessidade tanto da troca da mobília como de um material para atender as necessidades dos funcionários internos e dos próprios socorristas. “Constatei pessoalmente a necessidade e fiz questão, através de emenda parlamentar do meu mandato popular na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, atender a esse pedido. Temos que valorizar e dar condições para que os servidores públicos possam prestar também um bom serviço à população”, destaca Bebel.
A deputada piracicabana também constatou junto ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que esteve em Piracicaba, no último sábado (18), que as cinco ambulâncias destinadas ao Samu já foram entregues pelo presidente Lula, ainda no primeiro semestre deste ano, e estão à disposição da Prefeitura de Piracicaba, na cidade de Salto. “Espero que estas ambulâncias cheguem o mais breve possível à cidade, uma vez que os novos veículos são fundamentais para que o SAMU possa continuar garantindo o bom funcionamento do sistema, que é essencial para ajudar salvar vidas”, completa.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como SAMU 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do governo Lula, nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Em Piracicaba, o SAMU está localizado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2000.