Caldeirão Político

‘TEM PÔJÉTU’

No último dia 21, o candidato a prefeito Paulo Campos (Podemos) esteve, em Rio das Pedras, com o treinador Vanderlei Luxemburgo, também filiado ao Podemos. Luxemburgo declarou apoio à candidatura de Campos. Referência no futebol brasileiro, Luxa é conhecido por dizer, com seu sotaque carioca, “que ele tem pôjétu” quando é contratado por algum clube. Campos tem o apoio de um excelente professor – pelo menos, quando assunto é futebol.

 

ATENTO — I

O Capiau recebeu um sem número de observações sobre bocas e gestos, trajes e ultrajes do debate político promovido essa semana pela Band TV, “em horário e com formato inadequados”, de acordo com um leitor mais atento da coluna. Ele chegou ao requinte de observar a posição das pernas dos candidatos. Na foto divulgada, Luciano Almeida e Brito aparecem com as pernas direitas cruzadas sobre as esquerdas. Ao contrário de Barjas Negri e a Professora Bebel que cruzam as esquerdas sobre as direitas. “A aliança entre Luciano e Brito é evidente”, afirma.

 

ATENTO — II

Do mesmo leitor (bem atento!), uma observação aos mais aficionados pelos bastidores políticos da cidade, como este idoso e cansado Capiau. O tratamento “gelado” entre Luciano e Alex Madureira: nem um, nem outro, convidou o amigo (ou adversário?) para um dedo de prosa nos debates. Quem fará o reencontro de ambos, aparentemente “estremecidos”? Há justificativas para os gestos? Por enquanto, só perguntas. E as nuvens representam tudo.

 

BRITO — I

Edvaldo Brito, candidato a prefeito pelo Avante, contestou seus adversários, que, segundo ele, “sem ter que o criticar, passaram a inventar”. E uma dessas mentiras, diz Brito, é que ele não teria apresentado propostas durante o debate da Band. Ele se explica lembrando que, além de convidar a população a se inteirar de suas redes sociais, falou — “e muito”, diz –, de suas propostas que teria sido até copiadas por outros candidatos a prefeito de Piracicaba.

 

BRITO — II

Edvaldo destacou, por exemplo, suas propostas para melhorar a mobilidade urbana em Piracicaba. Ele propôs a concessão de passe livre para estudantes, tarifas de ônibus com desconto fora dos horários de pico, instalação de pontos de ônibus protegidos e com acesso à internet, além da revisão periódica das linhas, modernização da frota e a transferência da Rodoviária ao Unileste.

 

MULHERES — I 

Apesar de as mulheres serem maioria, a representatividade feminina na política ainda é baixa. Nas últimas eleições municipais, em 2020, 101 cidades de São Paulo não elegeram nenhuma vereadora. Isso equivale a 15,66% dos 645 municípios do estado, conforme divulgação do TRESP.

 

MULHERES — II

Já em 208 cidades, foi eleita apenas uma vereadora e, em outras 192 cidades, apenas duas. Ou seja: em 501 municípios paulistas (77,67%), foram eleitas nenhuma, uma ou no máximo duas vereadoras. Nestas eleições, as mulheres estão reagindo como candidatas e os EUA dão um forte sinal.

 

CORTEJADA?

Há quem diga que a candidata petista, a Professora Bebel, foi a mais chamada por todos para a pista dos debates, réplicas e tréplicas durante o debate na Band. Será o fiel da balança para o segundo turno? E mais perguntas…Bebel tem o apoio declarado do presidente Lula (PT) e a visita do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sábado (17), disse tudo.

 

OLHO NO LANCE – I

Quem mais foi gongado no debate, por estourar os tempos combinados e previstos, foi o vereador Paulo Campos (Podemos), que esmerou-se em agradecer aos organizadores, a Deus e esqueceu do cronômetro, o qual foi implacável e não o deixou concluir perguntas e respostas. Precisa de mais treino para seus discursos nos próximos debates.

 

OLHO NO LANCE – II

A justificativa, segundo analistas de plantão, é que Paulo Campos está acostumados com os ‘Pela Ordem’ na Câmara, que muitas vezes passam o tempo e não é corrigido durante a condução das reuniões ordinárias. Teria o nobre edil se acostumado mal durante os trabalhos legislativos?

 

ROLANDO LERO?

De tanto falar em “desenrolar” a cidade, sem explicar muito claramente os seus métodos, o candidato Helinho Zanata (PSD) ganhou nas redes sociais e comentários pós-debate o glorioso apelido de “Rolando Lero”, personagem da Escolinha do Professor Raimundo – aquele que sempre começava com o “Amado Mestre”. Só que Helinho não “captou” as nossas mensagens.

 

ISOLADO

Também ficou nítido, durante o vale-tudo do debate, que o ex -prefeito Barjas Negri (PSDB) — visivelmente incomodado e tenso, tentando ficar calmo — ficou isolado pelos demais concorrentes e adversários cordiais. Prometeu informar os três bairros em que tinha feito melhorias, mas falou só de dois, o que lhe valeu, nas redes sociais, também o comentário de “nosso Biden Negri” – numa referência aos lapsos do presidente dos EUA, Joe Biden, que abandonou a disputa eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima