Caldeirão Político

BARJAS LANÇA CAMPANHA

O ex-prefeito (em três mandatos), Barjas Negri reuniu a família – na foto, ao lado da esposa Sandra e da filha Marina – e apoiadores, na manhã de sábado (17), para lançar a campanha em que tenta retornar ao Executivo Municipal. A Federação PSDB/Cidadania, que conta ainda com o apoio do MDB e do PDT, iniciou os trabalhos nas ruas em frente ao Teatro Municipal Dr. Losso Netto. O evento contou com a presença de André Augusti (MDB), companheiro de chapa de Barjas, além dos candidatos e candidatas ao Legislativo. “É essencial ouvir a população, ter um contato próximo com os cidadãos, entender suas necessidades e anotar suas demandas”, disse Barjas.

 

IMPUGNAÇÃO — I
O deputado estadual Alex Madureira (PL), candidato a prefeito de Piracicaba, protocolou um pedido para impugnação da campanha de Barjas Negri, ex-prefeito da cidade e que também disputa as eleições municipais de 2024. O documento apresentado ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) aponta razões específicas que, na visão de Madureira, justificariam a inelegibilidade de Barjas para concorrer a cargos públicos.

 

IMPUGNAÇÃO — II
Entre os argumentos, a campanha de Alex Madureira aponta que Barjas não teria apresentado a chamada ‘certidão de distribuição criminal’ com fins eleitorais de primeira instância na Justiça Estadual, a qual, segundo informa a petição do advogado Ricardo Vita Porto, “contempla as ações civis públicas e de improbidade administrativa”.

 

IMPUGNAÇÃO — III
O advogado ainda argumenta que o candidato Barjas Negri “não teria demonstrada a capacidade eleitoral” e ainda lembrou que, em 2020, quando tentava a reeleição o candidato do PSDB teve seu registro indeferido. “É firme a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral no sentido de que as causas de inelegibilidade e as condições de elegibilidade devem ser aferidas a cada eleição, sem que se possa falar em coisa julgada e direito adquirido.”

 

BRASÃO

Com o início da campanha eleitoral, começaram os disparos de material dos candidatos. Um assíduo leitor desta coluna disse que recebeu, em um grupo de WhatsApp, um vídeo do vereador Fabrício Polezi, o qual tenta a reeleição pelo PL. A dúvida deste leitor, porém, é que no vídeo aparecer o Brasão do Município, o que é vedado pela lei eleitoral. Fica o registro.

 

MOVIMENTOS — I

Com cerca de 2300 inscritos, o Encontro preparatório da Cúpula Social reúne hoje (20), no Rio de Janeiro, os principais movimentos populares do País, consagrados na construção da vivência democrática brasileira, para debater e sistematizar propostas para a Cúpula Social do G20.

 

MOVIMENTOS — II

Com uma programação construída sob três eixos prioritários Combate à fome, pobreza e desigualdades; Reforma da Governança Global e Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Transição Justa, o encontro traz representantes dos movimentos sociais junto a especialistas, autoridades e ministros do governo.

 

LIBERADO — I

O ministro Alexandre Padilha (PT) comentou, em seu discurso de sábado, que, na sexta-feira, estava na Regiao de Bauru e recebeu uma ligação do presidente Lula (PT) de que teria necessidade de reunião em Brasília sábado de manhã.

 

LIBERADO — II

Padilha explicou ao presidente que, de Bauru, iria para Piracicaba para lançamento da candidatura da Professora Bebel. Imediatamente, com desejo de sucesso e um abraço, Lula disse a Padilha: “Se é com a Bebel, está liberado da reunião aqui”. Ótimo.

 

EDVALDO BRITO-FERNANDA TONIN

“Uma festa democrática para entrar na história da política de Piracicaba”. Assim os correligionários da candidatura de Edvaldo Brito, a prefeito, e Fernanda Tonin, a vice-prefeita, definiram o lançamento realizado na sexta-feira (16), no Teatro São José. Cerca de mil pessoas, entre apoiadores, convidados e amigos, lotaram o espaço para prestigiar o evento, que também reuniu o time de 24 candidatos à vereança do Partido Avante.

 

LUTO OFICIAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em função da morte do apresentador e empresário Silvio Santos – na foto, ao lado das filhas e da esposa, Iris Abravanel. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União do sábado (17). “É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Senor Abravanel, Silvio Santos, ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro”, indica o texto. Em entrevista, o presidente Lula lembrou que “Silvio é o maior comunicador que o País já teve e ainda enviou condolências à família”. Belo gesto, a altura de uma Nação que reconhece as personalidades que definiram sua cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima