Criminalidade em São Pedro é a menor dos últimos dez anos

Prefeito Thiago Silvia com o capitão Gustavo Gravena Frias, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Pedro

Apesar de São Pedro ter registrado um crescimento populacional de 20,8% na última década, de lá pra cá o município viu seu índice de criminalidade despencar e a segurança aumentar em todos os quesitos e ocorrências. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Em 2012, foram 19 ocorrências de homicídio, 388 de lesão corporal, 116 de roubo e 520 de furto. Esses números começaram a cair a partir de 2013, o primeiro ano das gestões do ex-prefeito Helinho Zanatta e do atual chefe do Executivo, Thiago Silva, e encerraram 2023 com queda nas ocorrências de homicídio (-47,36%), de lesão corporal (-54,38%), de roubo (-59,48%) e de furto (-56,15%).

Segundo o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, o aumento da segurança pública na cidade é resultado de uma conjunção de fatores, como a organização e o planejamento. “Esses números da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo provam que aumento de criminalidade nem sempre está ligado a aumento populacional, principalmente quando há uma administração comprometida com o planejamento e a qualidade de vida da população. E São Pedro é a prova viva disso pois, nos últimos dez anos, foi a cidade que mais cresceu na região e, mesmo assim, está entre as mais seguras para se morar”, disse.

De acordo com o capitão Gustavo Gravena Frias, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Pedro, outro fator importante para o aumento da segurança no município foi a parceria com a Prefeitura. “Todas as ações do nosso efetivo tiveram o auxílio fundamental das políticas de segurança implementadas pela Prefeitura de São Pedro, como a ampliação das câmeras de videomonitoramento e o convênio para a extensão do patrulhamento e atuação dos policiais em áreas rurais”.

Todas essas ações complementam a política de segurança implementada pelo município, como a ampliação das câmeras Detecta no sistema de monitoramento e a parceria do município com a Polícia Militar no convênio da atividade delegada. “Apesar de ser uma estância turística e ter um número considerável de turistas nos finais de semana e feriados, os índices de ocorrência aqui em São Pedro estão bem controlados”, acrescenta o capitão.

Os números da Guarda Civil Municipal (GCM) explicam a melhoria na sensação de segurança da população são-pedrense. Desde o primeiro ano da atual administração do prefeito Thiago Silva, em 2021, até o último ano completo da gestão – 2023,-  as ocorrências registradas pela equipe da GCM caíram de 906 para 481, queda de 46,9%.

Para o comandante da GCM, Luciano Cavalcante de Luna, a redução dos índices criminais ocorreu graças ao fortalecimento das políticas de prevenção e por, segundo ele, “estar onde pode ocorrer o delito”.

“Utilizando os meios tecnológicos, como videomonitoramento e alarmes instalados em ruas, avenidas, praças e prédios públicos, conseguimos praticamente zerar o vandalismo, as depredações e furtos em unidades públicas e dar aos usuários destes locais maior sensação de segurança”, explicou o comandante, que também destacou o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, com novos guardas, e a aquisição de três novas viaturas, com ronda escolar e patrulha Maria da Penha, além de uma base comunitária móvel, que auxiliará a corporação a estreitar ainda mais os laços com a comunidade e a prestar apoio e suporte em eventos municipais.

Graças a políticas preventivas e de combate à criminalidade, entre 2012 e 2023 houve queda nas ocorrências de homicídio (-47,36%)

Videomonitoramento – A queda da criminalidade em São Pedro ao longo da última década ocorreu graças a uma política pública de segurança e a uma robusta parceria entre a Prefeitura de São Pedro, Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal.

Durante o período foram instaladas aproximadamente 700 câmeras de videomonitoramento na cidade, estrategicamente posicionadas em ruas, avenidas, praças e prédios públicos, do centro da cidade às zonas rurais e de chácaras, nos 162 bairros de São Pedro. Tudo isso monitorado 24 horas por uma equipe técnica em uma moderna central de videomonitoramento.

Além disso, foram instaladas 20 câmeras Detecta em todos os portais e acessos de São Pedro, que funcionam em parceria com a Polícia Militar. O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente do Governo de São Paulo que utiliza câmeras de monitoramento interligadas ao maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrando o sistema aos bancos de dados das Polícias Civil e Militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

“Isso traz mais efetividade nas ações e viabiliza o pronto atendimento de ocorrências de forma mais assertiva, com o direcionamento imediato de onde está acontecendo o delito, o que faz com que seja remediada a problemática das ações delituosas. O resultado final disso tudo é uma maior sensação de segurança do cidadão são-pedrense”, celebra o prefeito Thiago Silva, que também destacou o reforço na segurança pública da área rural após o cadastramento de propriedades e imóveis na central de monitoramento, com localização via GPS para o pronto acionamento das forças policiais.

Outras ações – Ainda como fruto da parceria entre Estado, município e Conseg, São Pedro conta com os programas Vizinhança Solidária e Vizinhança Solidária Rural, da Polícia Militar, que disponibilizam ferramentas de polícia comunitária voltadas para a mobilização social em prol do fortalecimento da cultura de paz.

Por meio de uma ação denominada “Atividade Delegada”, foram ampliados, ainda, os turnos de patrulhamento e atuação dos policiais militares em áreas urbanas e rurais.

Com o telefone 153, a Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal, proporciona  atendimento mais rápido e eficaz para o cidadão. Ao ligar neste número, é possível solicitar intervenções da Guarda Civil e realizar denúncias, comunicação de ocorrências, registro de furtos e falar diretamente com a Guarda.

Outra medida de segurança recentemente implantada é o uso de um aplicativo específico para vítimas de violência doméstica. Em caso de situações de risco, as vítimas acionam contato direto com a Guarda Civil Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima