A vida no Carmelo – Oração, autoconhecimento e felicidade

Monjas Carmelitas

Dezesseis monjas vivem em clausura na vocação por um mundo melhor

 

O dia no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, localizado no bairro São Dimas, em Piracicaba, inicia às 4h30, com a oração do anjo, ofício divino e oração mental. E às 6h00, em silêncio, as irmãs, também conhecidas como monjas, se reúnem no refeitório para o café da manhã. Após esse momento, elas se dividem em tarefas, as mais jovens do Mosteiro seguem para o momento de formação, as demais nas atividades, de produção na padaria, cuidados com os espaços da casa e das refeições, para confecção de itens de utilidade nas missas, como alfaias e parlamentos. Além dos atendimentos que vem aumentando, de pessoas que procuram para um acolhimento, direção espiritual e pedidos de oração.

Segundo a madre, Maria de Jesus Crucificado, o despertar bem cedo, enquanto boa parte da cidade dorme, é momento de sustento “As carmelitas consagradas são chamadas para o crescimento do reino de Deus, para salvar as almas. Logo pela manhã, ficamos um grande tempo em oração pelo mundo, enquanto alguns acordam agitados, preocupados, nós estamos rezando por eles”.

Após o almoço, elas novamente, entram em oração pelo mundo. No cardápio, há restrição com relação a carne vermelha, considerada uma das regras de vida. O consumo da carne vermelha é possível, quando há recomendação médica.

As 16 monjas que hoje ocupam o Carmelo, fizeram os votos de pobreza, castidade e obediência. Elas não se intimidam em dizer que vivem em uma clausura absoluta por opção, e com saídas do local, em situações como obrigações civis e médicas.

E para quem teve a oportunidade de conversar com as monjas, encontraram mulheres de fé e alegria contagiante estampada no rosto. A irmã Elizabeth Maria da Santíssima Trindade é a única monja externa, que sai para dar o suporte que o Mosteiro precisa, “Nós somos felizes, estar em recolhimento, na cela é um trabalho de autoconhecimento e paciência. A nossa vocação é para o mundo e para favorecer a vida de oração.”, ressalta a irmã com sorriso no rosto.

Para manutenção do Convento, elas contam com benfeitores e com os trabalhos que realizam na costura e padaria, onde todas as quintas-feiras, pães e biscoitos são vendidos.

Para quem pensa, que elas não têm acesso à tecnologia está enganado. Elas acessam a internet principalmente para acompanhar as notícias do Papa Francisco, que traz reflexões importantes, orações e revela notícias do mundo, inclusive as guerras.

As missas no Carmelo acontecem de segunda a sexta, às 17h00, e aos domingos, às 8h00.  Mas o momento é de imensa alegria para o Carmelo, que recebe as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus, pessoas de mais de 70 cidades se programaram para a visita da urna feita de pau brasil, e que pesa 200 quilos. “É tempo de graça, é a presença de Deus, que nos visita através dela. Como Santa Terezinha, vamos viver o amor intensamente”.

As relíquias chegaram em Piracicaba ontem (16) e seguem na cidade até o próximo dia 19.

 

SERVIÇO – O Carmelo fica na rua José Ferraz de Camargo, 72, bairro São Dimas. Horário de atendimento de segunda a sexta, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima