O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), realizou na manhã de ontem (14) café cultural para os usuários do serviço. A ação integra a semana de atividades em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. O evento contou com a participação de 30 pessoas.
O café da manhã especial foi oferecido ao som das canções de Mau Gomes. Na sequência, os usuários participaram da oficina de grafite, com Tom Santos, educador social do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), do sarau com o projeto Prevenção na Quebrada, ações de saúde bucal e testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), realizados pelo Consultório na Rua.
A semana ainda terá, no dia 19, a partir das 20h, na Casa de Passagem, sarau, com roda de conversa e canto/violão. “Nosso objetivo é proporcionar um tempo de reflexão, com dinâmica sobre situações vividas pelos usuários”, explica Ane Nabas, coordenadora da Casa de Passagem.
CENTRO POP -Como porta de entrada para os serviços da rede, o Centro Pop atende em média 83 pessoas por dia. No local, pessoas em situação de rua e em trânsito no município recebem café da manhã e podem utilizar o serviço para banho, lavagem de roupas, guarda-pertences, atendimento técnico, encaminhamentos e orientações necessárias sobre o acesso aos benefícios sociais do Cadastro Único, solicitação para Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento, incluindo encaminhamentos para trabalho e renda e para a rede de saúde mental. O Centro Pop atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Voluntários de Piracicaba, 815, Centro.