Contos de areia é o espetáculo que será apresentado às 14h do dia 16 de agosto, com entrada gratuita, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo. O teatro de formas animadas voltado para todos os públicos mostra um montículo de areia em uma mesa, uma mágica superfície retangular onde os bonecos contam histórias sobre a vida, o tempo, o poder, a arte e a amizade.
Os responsáveis pelo espetáculo contam que a montagem pretende afetar o público tanto para se divertir, como emocionar e refletir com cada história. As cenas cômicas e poéticas se alternam com outras de suspense e de assombrações.
A criação e direção é de Lily Curcio (in memorian), dramaturgia de Lily Curcio e Eduardo Brasil, os atores manipuladores são Eduardo Brasil e Daniel Salvi e a produção executiva de Wannyse Zivko.
TRADIÇÃO – O Teatro de Bonecos é milenar. Alguns registros dessa forma de expressão artística existem desde a Pré-História e sua origem remonta ao antigo Oriente. Atualmente, praticado nos quatro cantos do planeta, o Teatro de Bonecos se adequa ao contexto social, cultural, crenças e costumes de cada sociedade.
Nesse tipo de teatro, a expressão fica reservada ao movimento completado pelo som e ambos incendeiam a imaginação, em especial das crianças, mas também de pessoas de todas as idades.
A arte exige, portanto, o uso do poder criador e a faculdade de transcender o mundo material. No palco, o boneco toma vida própria nas mãos do manipulador, conta uma história e faz do espetáculo um convite à imaginação, ao mistério e ao universo lúdico.
“Contos de Areia” foi produzido por meio de projeto contemplado pelo Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020: Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-juvenil com Apresentação Online”. A apresentação também já aconteceu na Colômbia e na Argentina, além de cidades brasileiras como Campinas, Serra Negra e Jundiaí.