Novos filmes – ‘Tuesday’  e ‘O Exorcismo’ estreiam nesta semana

O Exorcismo traz Russell Crowe como um ator problemático que começa a ter comportamento perturbador enquanto filma um filme de terror

 

O comovente drama “Tuesday – O Último Abraço” e o novo filme de terror com Russell Crowe, “O Exorcismo”, são as duas novas estreias nas salas de cinema do Shopping Piracicaba. Outra boa atração  é o retorno do clássico nacional “O Pagador de Promessas”, vencedor da Palma de Ouro  no Festival de Cannes de 1962 que será exibido hoje, às 19hs. na área externa da Nova Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, no Armazém 14A do Engenho Central, com entrada gratuita.

“TUESDAY – O ÚLTIMO ABRAÇO” (Tuesday — Estados Unidos/Reino Unido, 2023) -é um filme dramático de fantasia e o primeiro longa-metragem da  escritora e cineasta  Daina O. Pusic, natural da Croácia. Considerado um conto de fadas comovente sobre os ecos  da perda e como encontrar resiliência no inesperado,  a história é centrada em  Zora, uma mãe solteira que vive com sua filha Tuesday que está doente em estado terminal.  Certo dia, elas recebem uma visita inusitada: a própria Morte, que  chega na forma  de uma terrível arara falante que muda de tamanho. Esse encontro leva mãe e filha em um caminho de reflexão delicada sobre vida, amor, morte e família enquanto se preparam para o adeus. É um filme surreal, que chega  com muitos elogios da crítica internacional. Elogios também as duas protagonistas, Lola Petticrew, como a filha Tuesday e, principalmente a ótima Julia  Louis Dreyfus, “extremamente comovente” como a mãe Zora.

“O EXORCISMO” (The Exorcism — Estados Unidos, 2024) é um filme de terror sobrenatural dirigido por Joshua John Miller, a partir de um roteiro que ele co-escreveu com M.A. Fortin. Depois  de interpretar  o padre italiano Gabriele Amorth, exorcista-chefe do Vaticano, em “O Exorcista do Papa”, exibido no ano passado, o ator Russell crowe retorna com um novo filme do gênero.Agora ele interpreta um ator atormentado por uma presença maligna ao gravar um filme de terror.

O filme conta a história de Anthony Miller (Crowe), um ator problemático com um passado turbulento envolvendo drogas, mas que agora está determinado a seguir um caminho de sobriedade. Porém, enquanto grava um filme de terror, Miller começa a ter comportamento perturbador e agressivo, o que começa a despertar preocupação, especialmente em sua filha Lee (Ryan Simpkins). Ela teme uma recaída do pai, mas  o que está por trás dessas mudanças pode ser algo mais aterrorizante do que parece. À medida que os eventos no set de filmagem se tornam cada vez mais perturbadores, Anthony começa a questionar  sua própria sanidade, enquanto sua filha investiga a possibilidade de uma força sobrenatural estar influenciando seu pai .Russell Crowe é  sempre um ótimo ator,  mas o filme só interessa àqueles que adoram este gênero de filme.

“O PAGADOR DE PROMESSAS (Brasil. 1962) é uma ótima atração fora das salas de cinema.Único filme brasileiro a conquistar a cobiçada Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1962,, o longa escrito e dirigido por Anselmo Duarte, com base na peça teatral homônima do dramaturgo Dias Gomes, será exibido nesta quinta-feira, 1º, às  19hs na área externa da Nova Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, – Armazém 14A do Engenho Central. A entrada é gratuita.

No filme, um cristão simples, mas devoto, conhecido como Zé do Burro, vive com sua mulher Roda no interior da Bahia. Um dia ele vai a um terreiro de candomblé onde faz uma promessa  a Santa Barbara para salvar seu burro de estimação, atingido por um raio. Para cumprir sua promessa , Zé do Burro parte em peregrinação carregando uma imensa cruz nas costas, que pretende  colocar no interior da Igreja de Santa Bárbara. Mas sua vontade esbarra na intolerância do Padre Olavo a negar-lhe a entrada em sua igreja pela razão de Zé do Burro ter feito sua promessa em um terreiro de macumba.O filme é um poderoso libelo contra a rigidez da Igreja católica diante da flexibilidade religiosa  que caracteriza a cultura brasileira. O final é trágico, cruel e belo.  O grande ator Leonardo Villar oferece uma belíssima performance como Zé do Burro.. O que pouca gente sabe, é que Villar  nasceu em Piracicaba. Ele faleceu em 3 de julho de 2020, aos 96 anos.O elenco traz também outros grande nomes, como Glória Menezes (a esposa Rosa), Norma Bengell (a prostotuta Marli), Geraldo Del Rey (o cafetão Bonitão), Dionísio Azevedo (Padre Olavo), Othon Bastos  (em início de carreira no cinema, como um repórter) e Antônio Pitanga (Mestre Coca).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima