Como foco em celebrar o mês do voluntariado com atividade física e uma ação social em meio a um dos cartões postais de Piracicaba, o entorno do Engenho Central, a 2ª Caminhada Movimento do Bem ocorre no domingo, dia 11 de agosto, a partir das 7 horas. As inscrições são gratuitas e já estão abertas nos links disponíveis na bio da Acipi (@acipipiracicaba) e Simespi (@simespi).
O Movimento do Bem é uma iniciativa da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), por meio do CME (Conselho da Mulher Empresária); Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), por meio do Comespi (Conselho da Mulher Executiva); e Prefeitura de Piracicaba (Fundo Social de Solidariedade e secretarias municipais).
A doação de alimentos para retirada da camiseta da 2ª Caminhada Movimento do Bem será no dia 9 de agosto, das 10 às 16 horas, nas sedes da Acipi (Rua Prudente de Moraes, 463) e Simespi (Rua Samuel Neves, 1601). As 800 primeiras pessoas que levarem dois quilos de alimentos não perecíveis aos locais de doação receberão uma camiseta alusiva ao evento e terão direito a participação nos sorteios. Importante: as pulseiras numeradas entregues na retirada da camiseta deverão ser usadas na caminhada para garantir a participação nos sorteios.
As entidades organizadoras reforçam que os alimentos poderão ser entregues também no dia do evento (11/8), no Engenho Central (na concentração da caminhada – pátio pequeno). Neste caso, os participantes receberão pulseiras numeradas para concorrer aos sorteios. Não serão entregues camisetas.
Entre as atrações da 2ª Caminhada Movimento do Bem já estão confirmadas as participações da Capivara Mona, Mississippi Jazz Band (atrações), grupo Xou das Corredoras e Pernas Caipiras.
O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado em 28 de agosto, por isso a ideia da realização do evento neste mês. “A primeira edição foi um sucesso. Ficamos muito felizes em realizar a caminhada, com tantos parceiros e em prol do Fundo Social. Será um momento também de descontração e encontros”, afirma a coordenadora do CME, Silvanete Neves.
Para a coordenadora do Comespi, Elisângela Libardi, as expectativas para a segunda edição são muito positivas. “Será mais uma caminhada marcante, com certeza. Esperamos o máximo de participações para passar, juntos, uma manhã divertida, e exercitar não só a saúde, mas a nossa solidariedade. Ao final do evento haverá sorteio de prêmios também, então aguardamos todos no dia 11 de agosto, no Engenho”, convida.
“Participar desta caminhada é gratificante para nós, enquanto município. Estamos muito felizes em receber as arrecadações para o Fundo Social e toda doação é sempre bem-vinda, com certeza. Nos ajuda demais no trabalho com as famílias em vulnerabilidade social. Que seja mais um evento incrível!”, comenta a presidente do Fundo Social, Andrea Almeida.
Na edição de 2023, cerca de 1,5 mil quilos de alimentos foram arrecadados na concentração do evento. Os organizadores destacam que voluntário é a pessoa que se interessa e dispõe parte do seu tempo para executar algum trabalho de bem-estar para a sociedade ou mesmo em outro campo, abdicando de qualquer tipo de remuneração. Trabalho esse que pode ser manifestado em diversas formas, sendo ele organizado por uma ONG, projeto social, igreja entre outros. O voluntário doa energia e criatividade, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de sentir-se útil
Doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.
SERVIÇO: 2ª Caminhada Movimento do Bem
Data: 11 de agosto (domingo)
Horário: 7h (concentração)
Local: Parque Engenho Central
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/2-caminhada-movimento-do-bem/2530807?referrer=linktr.ee
REALIZAÇÃO: CME (Conselho da Mulher Empresária) da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Comespi (Conselho da Mulher Executiva) do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Prefeitura de Piracicaba- secretarias: Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo), Selam (Secretaria Municipal de Lazer e Atividades Motoras), Secretaria de Governo, Fundo Social de Solidariedade (plataforma Pira Solidária). Patrocínio: Amplitec, Coplacana, Elring e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Apparence, Bom Peixe, Cigana, CRHP (Centro de Reprodução Humana de Piracicaba), Drogal, Fermentec, Frias Neto, Fundiart, Honda Aversa, Lorenço Alimentos, Pecege, UCAF, Unimed, Uniodonto e Veman.