Destaques na cidade na ginástica artística e rítmica, Diogo Soares e Nicole Pircio Nunes Duarte representam o Brasil em busca de medalhas
Piracicaba celebra com orgulho a participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos de 2024, que terão início em Paris nesta sexta-feira, 26 de julho. Destaques da cidade na ginástica artística e rítmica, Diogo Soares e Nicole Pircio Nunes Duarte, representam o Brasil em busca de medalhas e consagram o esporte local em um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Diogo Soares, ginasta artístico de 22 anos, está pronto para sua segunda participação olímpica. Sua estreia será no sábado, 27 de julho, às 6h, na Bercy Arena, em Paris. Desde criança, Diogo se inspirou na irmã mais velha, Drielle, que praticava ginástica artística. Aos quatro anos, ele começou a treinar na academia PiraOlimpíca e posteriormente ingressou no Programa Desporto de Base (PDB) da Prefeitura de Piracicaba, administrado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Esse apoio foi fundamental para seu desenvolvimento no esporte.
Diogo conquistou sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris ao se destacar no Campeonato Mundial de Ginástica Artística da Antuérpia, na Bélgica, em outubro de 2023. Sua família, especialmente seus pais, Dorival Soares e Adriana Brajão, e sua irmã Drielle, aguardam ansiosos para assistir sua performance pela TV. “Independente dos resultados, ele já é um vencedor”, afirmou o pai.
Nicole Pircio Nunes Duarte, ginasta rítmica de 22 anos, também participa de sua segunda Olimpíada. As competições de ginástica rítmica ocorrem nos dias 9 e 10 de agosto na Arena Porte de La Chapelle, em Paris. Integrante da Seleção Brasileira, Nicole compete ao lado de Maria Eduarda Arakaki, Déborah Medrado, Sofia Madeira e Victória Borges. A equipe tem demonstrado excelente desempenho em competições internacionais, reforçando suas chances de conquistar medalhas na França.
Nicole iniciou sua trajetória aos 10 anos, inspirada pelas competições de ginástica rítmica que assistia na TV. Sua entrada no esporte se deu pelo Programa Desporto de Base da Prefeitura de Piracicaba, onde consolidou seu amor pela modalidade. Aos 15 anos, ingressou na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica e, em 2018, fez sua estreia internacional na Copa do Mundo em Guadalajara, na Espanha. Na sua primeira participação olímpica, em Tóquio 2020, ajudou a equipe brasileira a conquistar o 12º lugar.
Seus pais, Simone e Valdecir, estarão presentes em Paris para apoiá-la. “Nicole é uma menina com muita fé em Deus, disciplinada, determinada e com um coração enorme. É um orgulho para nossa família”, destacou sua mãe.
LEGADO DO PDB – Tanto Diogo quanto Nicole são frutos do Programa Desporto de Base da Prefeitura de Piracicaba, que tem sido crucial no desenvolvimento de jovens talentos no esporte. Através do apoio da Selam, esses atletas receberam o treinamento e os recursos necessários para alcançar o nível olímpico. A participação de ambos nas Olimpíadas de Paris é um testemunho do sucesso do programa e da dedicação dos atletas, suas famílias e treinadores.