Garotos cuja expressão da depressão aparece de forma agressiva (drogas, confrontos com autoridades, etc.) dissimulam melhor o problema. Por isso podem ser mais bem sucedidos na tentativa de suicídio.
Sinais de risco de suicídio:
- A pessoa fala sobre morte, suicídio ou provoca ferimentos em si própria;
- Tem pânico ou ansiedade crônica;
- Insônia constante;
- Alterações na personalidade ou aparência;
- Apresenta mudanças nos hábitos de sono ou alimentares;
- Há baixo rendimento escolar;
- Distribui objetos pessoais.
Por se tratar de um problema de ordem moral, a depressão denota uma covardia de enfrentamento da vida tal como ela se apresenta. Isso trás alguma luz ao fato de certas personalidades serem mais suscetíveis que outras ao problema. É certo que fracassos, tensões cotidianas, discriminação, entre outros, são fatores que contribuem para o seu surgimento.
No entanto de alguma forma todos estamos sujeitos a problemas dessa ordem. A relação entre a carga de cobranças e recursos pessoais do indivíduo acaba sendo mais determinante para a manifestação da depressão. E obviamente nesse jogo está a forma como o sujeito lida com suas frustrações, sua maturidade.
Dentro desse panorama podemos ter alguns relances de porque a depressão tem atingido mais recentemente os adolescentes.
A pesca e a caça predatórias, a poluição dos rios pelos garimpos e as queimadas ameaçam o equilíbrio da Natureza no Pantanal. Cinquenta mil Km² já foram dizimados na região para o cultivo de soja.
Estou grávida do meu namorado, não sei como falar pra minha família e nem ele está sabendo ainda. Descobri ontem porque o teste deu positivo. Estou com muito medo do que possa acontecer. Minha mãe não vai aceitar isso de jeito nenhum.
Drica, 18.
Muitas jovens como você viveram, vivem e ainda viverão a mesma situação. A diferença está no posicionamento e como cada um lida com isso.
Suponho que seu desespero esteja deslocado. Assumir que seus sonhos devem tão cedo ser abandonados é assumir uma posição de responsabilidade. Mas depositar sua angústia nas supostas reações de sua mãe é uma forma de se vitimizar, ou dizer: ‘estou angustiada com as reações de minha mãe’. Obviamente que isso pesa e muito. O apoio da família nessas horas pode ser decisivo para o resto de sua vida.
Os pais educam os filhos e esperam uma correspondência às suas expectativas. Sabendo que a decepcionará projeta nela a angústia da gravidez. Você pode se surpreender! A maioria de nossos problemas imaginários não acontece.
Mesmo a gravidez não sendo desejada, é grande a chance de sua mãe lhe acolher bem. Vocês estão unidas pelo amor.
Racionalmente, chamar seu namorado para a responsabilidade de pai é mais importante que preocupar-se com sua mãe. Mas como perdeu o equilíbrio emocional, suas atenções ficam mal dirigidas. E o foco principal acaba esquecido: sua saúde física e emocional.
Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.
Blog: http://pedrogobett.blogspot.com/
Facebook: fb.com/psicopontocom
E-mail: [email protected]
Correspondência: Praça José Bonifácio, 799
13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430