Caldeirão Político

RECURSOS PARA ESCOLAS

A deputada estadual Professora Bebel — pré-candidata a prefeita de Piracicaba pela Federação PT-PV-PCdoB — já destinou mais de R$ 3 milhões em recursos para melhorias em escolas do Município. E continua visitando a cidade para reunir detalhes do seu programa de governo, ouvindo a população.

 

PEIXES — I

Como já era de se esperar, em período de eleições, qualquer fato que chame a atenção da mídia acaba ganhando proporções maiores pelas mãos dos pré-candidatos à Prefeitura de Piracicaba, que tentam “lucrar” politicamente em cima destes eventos.

 

PEIXES — II

Não foi diferente em relação à notícia sobre a mortandade de peixes no Rio Piracicaba, registrada no domingo (7). Desde então cada um dos pré-candidatos tem procurado se posicionar com veemência sobre o ocorrido, mostrando como estão preocupados com o meio ambiente. Isso é do jogo! E todos estão preocupados, sim, pela cobrança na base.

 

PEIXES — III

Atitude concreta mesmo tomou o prefeito Luciano Almeida (PP), que rapidamente convocou uma coletiva após o desastre ecológico, quando foi apresentado laudo preliminar que identificou o autor do descarte irregular de resíduos industriais num afluente do rio Piracicaba, além de noticiar a criação de força-tarefa para limpeza e retirada dos peixes mortos do rio Piracicaba.

 

MALDADES — I

Este Capiau, idoso e cansado, foi informado que, nas últimas semanas, várias pessoas começaram a receber mensagens com críticas e fake news aos pré-candidatos à Prefeitura de Piracicaba, por meio de números de celulares desconhecidos.

 

MALDADES — II

Famosos “escritórios de maldades” estão atuando na surdina, o que é maléfico e nada engraçado. Entre os números desconhecidos que estão divulgando essas notícias está num certo número gravado aqui na caderneta do Capiau. Detalhe interessante: o número tem enviado críticas contra todos os pré-candidatos de Piracicaba, menos ao ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). Por que será? Talvez por ter sido ministro de FHC?

 

MALDADES — III

Piracicaba teve, na década de 1980-90, uma história de cartilha apócrifa que colocava dúvida o caráter do então deputado federal e já ex-prefeito João Herrmann Neto, que faleceu em 2010. Os mais antigos lembram-se bem. Este Capiau, idoso e cansado, só registra para, pura e simplesmente, recordar.

 

GASTOS — I

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) aponta que, em um ano, houve um aumento de 54% de municípios paulistas que acumularam gastos excessivos com pessoal.

 

GASTOS — II

De acordo com os dados da Plataforma VISOR (Visão Social de Relatórios de Alertas), apurados do Segundo Bimestre/Primeiro Quadrimestre de 2024, 96 Prefeituras foram alertadas pelo TCESP por incidirem no inciso II (Gastos Excessivos com Pessoal), parágrafo 1º do artigo 59 da Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -, o que representa mais da metade em relação ao mesmo período em 2023 (62 municípios).

 

GASTOS — III

A relação — com os municípios e entes, nome dos gestores responsáveis, números de processos no TCESP e os referidos incisos alertados — foi publicada por meio do Comunicado SDG n.º 38/2024, na edição de 05 de julho de 2024, no Diário Oficial do Tribunal de Contas. A íntegra pode ser acessada por meio do link www.tce.sp.gov.br/doe-5-de-julho-2024.

 

ALERTAS — I

O relatório do Tribunal de Contas ainda mostra que dos 644 municípios fiscalizados pelo TCESP, 524 deles – um percentual de 81% – receberam alertas da Corte por estarem enquadrados no parágrafo 1º do artigo 59 da LRF. Das administrações alertadas, 247 arrecadaram inferior ao planejado (inciso I) e 489 por indícios de irregularidades na gestão orçamentária (inciso V). Do total de jurisdicionados, apenas 22 (3,4%) estão regulares e não foram alertados. Noventa e oito (98) não enviaram os seus balancetes para a análise da Corte de Contas paulista.

 

VICE — I

O deputado estadual Helinho Zanatta (PSD) anuncia, hoje, às 14h, em entrevista coletiva, o nome do seu pré-candidato a vice-prefeito de Piracicaba. Com sete legendas no grupo de apoio, Zanatta vem trabalhando sua pré-candidatura baseada em mais de 150 pré-candidatos a vereador em outubro de 2024.

 

VICE — II

Apesar de sua assessoria não confirmar, nem dar dicas possíveis, o pré-candidato Helinho Zanatta deve anunciar o médico Sérgio Pacheco Junior — o pai, Sérgio Pacheco, médico, foi vice-prefeito do então prefeito Barjas Negri por oito anos pelo PSDB —, quando detalhará a composição partidária da campanha.

 

VICE — III

No MDB, ao que parece — edital sendo publicado hoje — será anunciado o pré-candidato a vice de Barjas Negri (PSDB), que deve recair sobre o nome do pastor Paulo Nardino, da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). O presidente do MDB, empresário André Augusti, ou desistiu ou vai disputar na convenção?

 

VICE — IV

As articulações de cada um continuam para o pré-candidato a vice: da pré-candidata Professora Bebel (PT), do pré-candidato Edvaldo Brito (Avante) e de Vinícius Bena (PCB). Até as convenções, deverão ser anunciados, assim como o vice do pré-candidato à reeleição Luciano Almeida (PP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima