Caldeirão Político

RACHA? — I

A TV Metropolitana de Piracicaba — dirigida por Danilo Telles — recebeu informações de que um possível conflito interno no MDB estaria atrapalhando a escolha do candidato a vice-prefeito do pré-candidato Barjas Negri (PSDB). As divergências estão em torno de dois nomes, um apoiado pelo partido e outro apoiado por um pastor.

 

RACHA? — II

O empresário André Augusti, presidente do Diretório Municipal de Piracicaba do MDB, é, de longa data, o apoiado pela direção estadual e nacional da legenda. É que Augusti sempre esteve firme e forte com o MDB, mantendo-o vivo na cidade que foi berço de oposição à Revolução de 64, com nomes como Pacheco Chaves, João Herrmann Neto, Francisco Antonio Coelho, Adilson Maluf, e aí é longa a lista.

 

RACHA? — III

O pré-candidato Barjas Negri não quer se indispor com o pastor Paulo Nardino (MDB), que é da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), enquanto que o presidente André Augusti também é da IEQ, como membro. Resumo da ópera político-caipira: o MDB pode, talvez, não se juntar com o PSDB-CID-PDT que apoiam o ex-ministro.

 

RACHA? IV

Este Capiau, idoso e cansado, também recebeu diversas versões desse racha, que pode ser maior e pior, não menor e nada melhor. Pelo fio histórico das campanhas políticas (leia-se sucessão do ex-prefeito Gabriel Ferrato), mais outros detalhes dos 30 anos dos tucanos, André Augusti — que continua a lutar pelo MDB local — foi alertado de que estaria escrito nas estrelas.

 

RACHA — V

As constelações poderão definir, até dia 28, como será o edital do Movimento Democrático Brasileiro, o partido MDB, cujo presidente, de fato e de direito, é o empresário André Augusti. Esta quinta (11) promete muita conversa nos arredores da Avenida Indpenedência, próximos à saída para São Paulo.

 

CONVENÇÕES — I

De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos e candidatas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a deliberação nas convenções municipais, os partidos e federações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A partir de 16 de agosto, é aberta oficialmente a campanha eleitoral, onde os candidatos podem divulgar os números registrados e também pedir votos aos eleitores.

 

CONVENÇÕES — II

Os partidos e federações em Piracicaba já estão se movimentando e agendando as datas, horários e locais das convenções. PT, PV, PCdoB, Rede e PSOL marcaram a convenção para o dia 20 de julho. Na mesma data, ocorrerão as convenções do PSD, PSB, União, Solidariedade, AGIR, PRD e Mobiliza. Já o PL, Republicanos, PRTB e PMB agendaram para o dia 22 de julho. PSDB, Cidadania, PDT e MDB marcaram para o dia 28 de julho. Alguns partidos e federações ainda não divulgaram as datas por meio de editais.

 

HORÁRIO

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno. Em municípios com possibilidade de ocorrer segundo turno, a propaganda em rádio e TV pode ocorrer de 11 a 25 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima