Comportamento – Férias exigem ‘jogo de cintura’ para conciliar lazer e trabalho

As férias escolares chegaram e muitos pais buscam, nesse período, por atividades e brincadeiras para entreter os filhos em casa, especialmente enquanto trabalham. É o caso de Bianca Franco Schrepel, mãe de Izabel, de quatro anos.

Engenheira agrônoma, ela trabalha no modelo híbrido e, há alguns meses, mesmo antes de iniciar o recesso, começou a procurar maneiras divertidas de passar o tempo com a filha durante a semana. “Salvei algumas atividades e ideias que peguei na internet para fazer com ela durante as férias”, conta.

Nesse período, Bianca deixa a criatividade aflorar e gosta de criar brinquedos com materiais do dia a dia e, também, de papelaria. Somente com uma caixa de ovos, tinta guache, tesoura, cartolina e algodão, por exemplo, ela e a filha fizeram, recentemente, um ninho de pintinhos para brincar.

“Costumo ir à papelaria e comprar folhas de gramatura um pouco maiores para ela fazer atividades. Tenho uma máquina de plotter que usamos para recortar esses materiais e fazer caixinhas de decoração infantil. Como sou engenheira agrônoma, acabo sempre direcionando mais para a área agrícola, com animais como pintinhos e vaquinhas”, explica.

De acordo com Bianca, como o trabalho é mais flexível, ela busca iniciar a jornada de trabalho mais cedo para adiantar parte das tarefas e estar disponível quando a filha acorda, sem atrapalhar as demandas profissionais. Nos horários livres, ela procura atividades disponíveis nas bibliotecas infantis, como cursos de dobradura, e também programações de férias em espaços públicos.

Brinquedos e itens mais procurados –  Juliana Batista, diretora da Papelaria e Livraria Pedagógica, em Sorocaba, conta que, durante o período do recesso escolar, é bastante comum encontrar pais e mães na loja à procura de atividades para entreter os filhos enquanto trabalham ou até mesmo para brincar juntos, quando conseguem conciliar as férias ou têm uma jornada flexível, como a de Bianca.

“Massinha de modelar, lápis de cor, livros de colorir e tinta para pintar estão entre as opções mais procuradas, mas depende muito do perfil e da idade da criança. Os pais estão sempre em busca de alternativas para que os filhos não fiquem somente no digital”, assegura Juliana.

Segundo ela, a sessão de livros também é bastante procurada pelos pais. “Livros de história, interativos, pedagógicos, pintura ou para melhoria da coordenação motora são sempre uma boa opção”.

Para quem consegue conciliar as férias ou adaptar a rotina para brincar com os filhos, Juliana conta que os jogos são os mais vendidos. “Jogos de tabuleiro como xadrez, damas, banco imobiliário e Uno são muito procurados, pois são jogos fáceis. Como temos uma diversidade de produtos imensa, os pais tendem sempre a buscar atividades para fazer com a criançada em casa que vão ao encontro da realidade e do perfil da família”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima