Reconhecimento – Terreiro é homenageado por ‘promover o diálogo’

Dirigentes da TUCJZPA recebem comenda pelo respeito à diversidade e combate à intolerância religiosa

No próximo dia 21 de setembro, a T. U. Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas será homenageada em São Bernardo do Campo em evento organizado pelo T. U. Pai Antônio de Angola, dirigido por Mãe Fabiana d’Oyá. Na ocasião, Pai Dermes de Xangô e a Mãe Pequena Vanessa de Iemanjá receberão uma comenda pelo respeito à diversidade e pelo combate à intolerância religiosa. Pai Dermes expressou sua gratidão pela homenagem e sua alegria pela indicação de Mãe Vanessa, destacando sua longa amizade e a recente assunção dela como Mãe Pequena da casa.

Pai Dermes destacou que “2023 marcou o retorno das giras públicas num espaço emprestado em Piracicaba. Tivemos várias sedes alugadas em Santa Catarina, onde o terreiro foi aberto em 2015, e, no estado de São Paulo, durante a pandemia, tocamos o Projeto Itinerante em algumas cidades, de Campinas a Embu das Artes, passando por Jundiaí. Nosso terreiro tem alma cigana, com filhos (as) de Campinas, Araraquara, além de Piracicaba. Todas as nossas atividades são voluntárias e gratuitas, e, nesses nove anos de casa aberta, já desenvolvemos vários projetos comunitários.” Ele enfatizou que o reconhecimento é fruto do trabalho coletivo, não apenas dos líderes da casa.

Ademir Barbosa Júnior, responsável pela T. U. Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas, é um renomado autor e acadêmico. Com dezenas de livros publicados, alguns premiados e traduzidos para diversos idiomas, ele é Doutorando em Comunicação pela UNIP, Mestre em Literatura Brasileira pela USP, e possui diversas outras qualificações acadêmicas. Ademir é patrono da cadeira 62 da Academia Independente de Letras e tem sido um proeminente organizador de projetos culturais em Piracicaba. Desde 2015, ele dirige a Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas, fundada em Blumenau – SC, que já teve um Projeto Itinerante em várias cidades de São Paulo.

Além disso, Ademir presidiu o Fórum Europeu de Umbanda em 2014 e foi vice-presidente do Fórum Catarinense de Umbanda em 2015. Como Ogã há 22 anos do Ile Iya Tunde, ele recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Troféu Abolição, o Diploma Cultura de Paz, o Diploma Zumbi dos Palmares, o Troféu Jovens do Axé, e o título de Embaixador das Religiões de Matriz Africana no Estado de São Paulo. Recentemente, em 14 de abril de 2024, ele recebeu a comenda Tributo aos Grandes Líderes do Axé 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima