No último dia 21, o prefeito Luciano Almeida anunciou a construção de praça recreativa e esportiva no Jardim Gilda, localizada ao lado da Escola Municipal Profª Antônia Benedita Eugênio, na rua Maria de Lourdes Fernandes Jacob, 111. O novo espaço será baseado no projeto Super Arquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade, realizado pelos alunos da turma que estava no 5º ano na escola em 2022 e vencedor do Prêmio Liga Steam, da Fundação ArcelorMittal, naquele ano.
Luciano Almeida, acompanhado do secretário de Educação, Bruno Roza, e de Ana Lúcia Scagnolato, coordenadora dos programas socioeducativos da ArcelorMittal Piracicaba, visitou o local onde ficará a praça. Os estudantes que participaram do projeto também acompanharam a visita e o anúncio da construção.
O espaço será composto por pista de caminhada, espaço pet, quadra poliesportiva com arquibancada, lixeiras para reciclagem, Iluminação, pergolado e contará com rampas de acessibilidade.
Durante a visita, o prefeito anunciou que o local também vai contar com uma academia para a terceira idade. “Estamos muito felizes de anunciar que em breve este espaço será revitalizado e poderá ser utilizado não só pelos alunos, mas por toda a comunidade. E quero anunciar que além da quadra poliesportiva e do espaço pet, serão instalados equipamentos para uma academia da terceira idade, proporcionando uma experiência completa de lazer e bem-estar para todos.”
O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que o objetivo do projeto é criar um ambiente onde todos sintam que têm um papel importante na manutenção e no uso do espaço. “Queremos que este seja um ponto de encontro, onde as pessoas possam socializar, participar de atividades comunitárias e promover a interação entre diferentes gerações. É essencial que a comunidade se sinta parte desse projeto, contribuindo para a sua preservação e valorização”,
A diretora da escola, Jackeline Beira, destacou que o espaço de lazer atenderá os alunos das escolas estaduais e municipais do bairro. “As crianças estão muito felizes sabendo que o projeto será realizado. O bairro necessita de mais espaços para o lazer e a prática de esportes e a praça, com certeza, será muito utilizada.”
Além da construção da praça, a escola recebeu como prêmio um laboratório de tecnologia e inovação da empresa ArcelorMittal avaliado em R$ 340 mil, que foi implementado e é utilizado pelos estudantes.
A homologação da empresa vencedora da licitação para a construção foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 17 de junho. O investimento será de R$ 402.999,99.