Homenagem – Karate, Judô e comunidade japonesa são celebrados na Câmara Municipal

Iniciativa das homenagens foi do vereador Pedro Kawai (PSDB). CRÉDITO: Rubens Cardia

 

Solenidade foi realizada na noite da última sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Piracicaba

 

 

Celebrações ao “Dia Municipal do Karate-Do”, “Dia Municipal do Judô” e ao “Dia Municipal da Comunidade Japonesa” foram realizadas na noite da última sexta-feira (21) em reunião solene na Câmara Municipal de Piracicaba. A iniciativa das homenagens foi do vereador Pedro Kawai (PSDB), conforme os decretos legislativos 60/2014, 55/2018 e 6/99, e o requerimento 362/2024.

O vereador lembrou que as origens de sua própria família em Piracicaba se confundem com a história do Nipo. Ele também destacou o fato de ser o primeiro vereador descendente de japoneses na Câmara de Piracicaba, que tem mais de 200 anos de história.

Pedro Kawai ainda destacou a importância dos jovens homenageados na continuidade do legado dos antepassados. “Vivemos um momento tão difícil, com uma sociedade tão egoísta, tão individualista. O Karatê, o Judô e o legado da comunidade japonesa nos mostram o contrário: que devemos ter um olhar para o próximo, comprometimento, ética e postura”, elogiou.

No Dia Municipal da Comunidade Japonesa, Adriana Mazuco Magrini, Eduardo Kobayashi, Eduardo Massami Sedoguti (Empório Haisai) e Paula Hissami Yamada Hirama foram os homenageados.

Ao falar em nome dos homenageados do Dia Municipal da Comunidade Japonesa, Paula Hissami Yamada Hirama destacou a importância da solenidade para celebrar uma data simbólica para os japoneses em Piracicaba. “Que possamos valorizar celebrações solenes como esta, porque para além das formalidades, é realmente importante lembrar por que estamos aqui celebrando, né? Os valores que nossos antepassados nos deixaram e que eles, lá em cima, ainda olham por nós. Então, com muita garra, coragem, honestidade, transparência e sempre depositando muito amor em tudo que fazemos, parabéns a todos”, disse.

Dia Municipal do Karate-Do – Os homenageados na solenidade foram Charlini Simoni Hartz, Flávio Vicente de Souza, Hernani Antonio Veríssimo, Ralph Koury Giusti e Ricardo Seisum Higa.

Flávio Vicente de Souza falou em nome dos homenageados. Ele elogiou a cidade de Piracicaba pela preservação do karatê e a presença de atletas da Confederação Brasileira e técnicos, fundamentais para o desenvolvimento da modalidade. “A comunidade japonesa colaborou e continua contribuindo para o desenvolvimento do Brasil em diversas áreas: educacional, desportiva, artes marciais e tecnológica. Sou muito grato ao povo japonês. Graças à cultura japonesa, ao judô e ao karatê, minha vida mudou muito, tanto na Força Aérea Brasileira quanto nos 25 anos em que estive na polícia e no Corpo de Bombeiros”, declarou.

No final, Flávio fez a entrega de uma medalha comemorativa de 50 anos da Federação Paulista de Karatê ao vereador Pedro Kawai em agradecimento a todos os anos em que ele promove a solenidade do Dia Municipal do Karatê, e ao sensei Julio Kawaguchi, representando os kodanshas presentes neste evento.

Dia Municipal do Judô – Antonio Fernando Rufine e Osvaldo Hatiro Ogawa receberam as honrarias alusivas à data. Osvaldo Hatira Ogawa compartilhou que seu sensei, Shurei Okano, veio do Japão e sempre dizia que se sentia em um país privilegiado no Brasil, onde a cultura japonesa foi recebida de braços abertos, incluindo a arte e a culinária. Ele destacou a receptividade da comunidade brasileira à cultura japonesa e às artes marciais. “Em nome de toda a comunidade do judô, agradeço essa receptividade. Realmente, fomos recebidos de braços abertos, e não só a arte, mas principalmente a gastronomia”, afirmou.

Durante a solenidade, foram exibidos vídeos com a biografia dos homenageados de cada data comemorativa. Já o Grupo Kyuryu Daiko tocou a música Rio de Lágrimas.

A mesa de honra foi ocupada pelo presidente do Clube Nipo Brasileiro, Pedro Mizutani; pela presidente da Chácara Sol Nascente, Renata Takaki; pelos professores do Conselho de Kodansha, Antônio Mantelatto, Júlio Takashi Kawaguchi, Miguel Carmo de Carvalho, Otávio José Spigolon e Vlamir Edson Marques da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima