Em reconhecimento aos seis anos de atividades sociais esportivas desenvolvidas pelo “Projeto Garotos de Ouro Piracicaba”, o vereador Paulo Campos (Podemos) entregou voto de congratulações ao idealizador da ação, Willian Alvino de Oliveira. A homenagem, proposta por meio do requerimento 464/2024, foi entregue de quarta-feira (19), no hall do salão nobre da Câmara, em meio a amigos, jovens integrantes do projeto e seus pais.
“Não sou eu quem faço a outorga, é todo o Legislativo. Quando a Casa reconhece, é porque a pessoa desenvolve um excelente trabalho social. Que o projeto avance, cresça, desenvolva e atenda muitas crianças”, disse Paulo Campos, durante a entrega da homenagem.
“O ‘Garotos de Ouro’ é mais que ensinar futebol para meninas e meninos de baixa renda; é uma oportunidade de transformação através do esporte”, diz o parlamentar no texto da homenagem, complementando que a ação solidária de Willian procura afastar os jovens “dos caminhos perigosos, guiando-os para um futuro promissor”.
“O esporte mudou a minha vida. Eu vivia na rua, e o Willian me mostrou o melhor caminho. Hoje sou casado e tenho minha casa. Agradeço a Deus e ao William por hoje eu ser quem sou”, disse Alan Eduardo dos Santos, ex-integrante do projeto, que participou do ato solene.
Andreza Goes Soares, mãe de Douglas Arthur, que tem transtorno do espectro autista e é integrante do projeto, falou sobre o desenvolvimento do filho dentro do “Garotos de Ouro”.
“Meu filho desenvolveu muito dentro do projeto. O futebol ajudou a melhorar a coordenação motora do Arthur. O Willian abraçou a causa, deixou os afazeres dele e foi até a clínica para saber como lidar com meu filho”, disse Andreza.
Willian e sua esposa dedicam-se a atender crianças com espectro autista, adaptando suas técnicas de ensino para garantir que todos os participantes se sintam incluídos e valorizados. Segundo a mãe, os índices de triglicérides e colesterol de Arthur se normalizaram, o que permitiu, consequentemente, reduzir a medicação utilizada pelo filho.
Willian iniciou o projeto em Piracicaba há seis anos, no bairro Campestre e, há cerca de dois, passou a executá-lo na quadra esportiva do condomínio onde reside. O projeto está presente também na Vila Sônia, no Areninha, no Vem Viver e em Santa Teresinha, há um ano, no ginásio de esportes local.
“Muitos pais puderam ver o quanto seus filhos têm potencial. Não é só um joguinho de fim de semana: é comunicação e respeito, é admirável”, disse Jaqueline Silva, mãe de um integrante do projeto.
“Agradeço aos pais que estão aqui e a Deus, que é meu alicerce. Sem ele, não estava em pé para viver o projeto e resgatar cada jovem. Aqui estão os ‘Garotos de Ouro’, porque, para mim, eles são ouro”, finalizou Willian.