Caldeirão Político

VISITA A OBRAS

O secretário de obras Márcio Marino, o vereador Josef Borges e o prefeito Luciano Almeida — pré-candidato à reeleição pelo PP — visitaram as obras na USF de Artemis, como parte de uma agenda em que o chefe do Executivo realizou, ao longo do dia de ontem (18), para verificar o andamento de obras na cidade. O cronograma da vistoria teve início no bairro de Artemis, onde foram visitadas as obras de reforma e de revitalização da quadra poliesportiva, na rua Júlio Quinelato. AAA???

 

INDEPENDENTE? – I

Lula criticou ontem (18) a relação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, alegando falta de autonomia e comportamento prejudicial ao país. O presidente da República questionou a alta taxa de juros, comparando a autonomia de Campos Neto com a de Henrique Meirelles, seu ex-presidente do Banco Central.

 

INDEPENDENTE? – II

Lula também enfatizou a importância de um presidente do Banco Central comprometido com o desenvolvimento do país e o controle da inflação, além de estabelecer metas de crescimento econômico, expressando sua intenção de escolher um presidente do Banco Central experiente e responsável, imune às pressões do mercado e focado no interesse dos brasileiros. O Capiau, idoso e cansado, questiona: “Roberto Campos Neto não era para ser independente?”

 

FHC — I

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completou ontem (18) 93 anos. Professor, sociólogo, cientista político, é considerado o ‘pai do Plano Real’, que completa 30 anos em julho. Um dos fundadores do PSDB, foi o primeiro presidente a ser reeleito. Aliás, a Constituição de 1988 determinava exatamente ao contrário. Como mudou, quem contaria?

 

FHC — II

Atualmente, o aniversariante preside a Fundação Fernando Henrique Cardoso, participando de conselhos consultivos em diferentes órgãos no exterior, além de ocupar uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras (ABL) e a presidência de honra do PSDB. Em 2002, o pré-candidato à Prefeitura de Piracicaba, Barjas Negri ocupou o cargo de ministro da Saúde em seu governo.

 

VIBRANDO (…)

O presidente do MDB de Piracicaba, André Augusti, acompanhou de perto a votação das contas da Prefeitura de Piracicaba, referente ao ano de 2020, enquanto Barjas Negri era o prefeito. A sessão ordinária aconteceu na segunda (17). Augusti estava na primeira fileira do Plenário Francisco Antônio Coelho, e vibrou com a aprovação das contas por unanimidade por parte dos vereadores. Camilo Barioni, secretário do PSDB de Piracicaba, também estava lá.

 

FRENTE 8M – I

A Frente 8M de Piracicaba, movimento feminista suprapartidário, que atua na luta em diferentes dimensões da vida política, social e cultural, está organizando (e chamando a população) para um ato neste sábado (22), às 10h30, contra a PL 1904 (popularmente conhecido como ‘PL do Estupro’) e que ocorrerá próximo ao Terminal Central de Integração (Av. Armando de Salles Oliveira, 2001).

 

FANTÁSTICO

Os mais críticos ao deputado Alex Madureira (PL), pré-candidato a prefeito de Piracicaba, querem saber de “pegar no pé”. Perguntam: “Se entregar mais uma camisa do XV parra o Bolsonaro vai pedir música no Fantástico?”. A resposta é simples: a camisa de ontem era para o governador Tarcísio de Freitas, porque Jair Bolsonaro já foi presenteado quando visitou Piracicaba.

 

MARTIM

“Não serei candidato e, sim, vou me integrar a um mandato coletivo, encabeçado por Ceiça Sandoval, pelo PT, seguido por mim, o ex-vereador e padre José Maria Teixeira, o José Luiz Theodoro (presidente do Treze de Maio), Dirce de Souza e a Lia Martins”, informou ontem o jornalista Martim Vieira.

 

BRITO — I

Edvaldo Brito, pré-candidato a prefeito pelo Avante, é condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa por divulgar fake news, em primeira instância. Garante que irá recorrer. Ex-assessor do prefeito Luciano Almeida (PP), Brito foi multado em R$ 5 mil e sua base de discurso é “bater” no ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). A decisão saiu segunda-feira (17), assinada pelo juiz de direito Maurício Habice.

 

BRITO — II

O PSDB entrou com uma representação por propaganda eleitoral antecipada contra Edvaldo Brito (Avante), alegando que Brito divulgou nas redes sociais Facebook e Instagram conteúdo negativo e falso sobre o pré-candidato do partido, Barjas Negri, utilizando-se de fake news com manchetes descontextualizadas, associando o pré-candidato tucano a esquemas de corrupção.

 

BRITO — III

O partido tucano também alegou que os vídeos publicados nas redes sociais de Brito têm caráter difamatório, com o objetivo de influenciar negativamente a imagem do ex-prefeito Barjas Negri durante o período pré-eleitoral. Um dos vídeos em questão sugere que Negri, em seu passado político, teria traído a confiança pública, vinculando-o a esquemas ilícitos sem apresentar o desfecho das acusações, como a absolvição de Barjas Negri pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

 

BRITO — IV

Na publicação, Brito utilizou o impulsionamento pago no Facebook para ampliar o alcance das postagens, o que é proibido pela legislação eleitoral vigente para conteúdo negativo. Além disso, Brito teria usado um chatbot (um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, respondendo às perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de conversar com outra pessoa e não com um programa de computador) para interagir com os seguidores, o que aumentaria a disseminação das informações falsas e também é proibido pela legislação.

 

BRITO — V

Brito usou a frase “você aceitaria quem te traiu de volta” referindo-se ao pré-candidato tucano, o que seria interpretado como “não seja votado”. As publicações foram deletadas das páginas de Brito. E até outubro, muitos detalhes virão… o que e como, quem sabe? Importante é que a Justiça Eleitoral faz cumprir a lei. E os prazos são curtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima