Caldeirão Político

MAIS DESTAQUE — I

Difícil encontrar um cidadão em Piracicaba que não conheça o Hino local. Gravado por vários cantores — destacando-se a famosa dupla Craveiro e Cravinho —, o Hino de Piracicaba foi escrito pelo poeta e professor Newton de Almeida Mello. Letra emocionante.

 

MAIS DESTAQUE — II

E por que falar desse tema hoje, depois de um feriado como o de ontem, dedicado a Santo Antonio, o casamenteiro, padroeiro de Piracicaba? É que o também poeta Esio Antonio Pezzato entende ter, o autor do Hino de Piracicaba, apenas o nome numa Travessa, atrás do Mercado Municipal.

 

NHÔ LICA — I

Também é do poeta Ésio a lembrança de que há um livro sobre Nhô Lica, do professor esalqueano, poeta, aparentado da figura histórica: “Um certo Capitão Nho Lica”. Ésio também lembra que escreveu sobre o mesmo em 1993. “Tá no meu livro Os Caipiras e Nho Lica residiu na mesma casa onde moro hoje, nos anos 1930”, conta. Registrado.

 

CAMPOS

O vereador Paulo Campos (Podemos) está programando a sua festa de lançamento da pré-candidatura a prefeito de Piracicaba. Na oportunidade, serão apresentados os pré-candidatos a vereador, tanto do Podemos como do DC (Democracia Cristã), e o encontro será realizado no Clube Atlético Piracicabano na Avenida Brasília, 571, na Vila Rezende. Estranho que, no convite, não aparece o nome do vice (Tozão), já anunciado por Campos.

 

SEGURANÇA

Eleitores manifestam necessidade de criação de uma Secretaria de Segurança Pública, que já existiu nos tempos do prefeito José Machado (PT), tendo em vista o crescimento de Piracicaba e Região. Este idoso e cansado Capiau tem acompanhado que a pré-candidata a prefeito pela Federação PT-PV-PCdoB, Professora Bebel, já tem um GT (Grupo de Trabalho) nesse sentido. Ótimo.

 

DOADOR — I

Apenas 14 brasileiros em cada mil doam sangue no país, totalizando aproximadamente 3 milhões de doações ao longo do ano. Cada doação é vital para pessoas como Ilza da Silva Evangelista, uma empregada doméstica de 60 anos, que experimentou a importância da solidariedade. Após ser diagnosticada com câncer de mama, Ilza precisou passar por uma mastectomia. Depois do procedimento, optou por uma reconstrução com prótese, mas enfrentou complicações devido ao encapsulamento do implante, o que resultou em dor e em uma nova cirurgia.

 

DOADOR — II

“O novo procedimento foi feito com uma técnica chamada DIEP, que consiste em uma reconstrução utilizando apenas o próprio tecido da paciente, sem implante de prótese. Como a cirurgia durou quase sete horas e foi utilizado anticoagulante, um medicamento que aumenta o sangramento, foi necessário realizarmos a transfusão de sangue”, explica Alfredo Duarte, cirurgião plástico do Hospital São Marcelino Champagnat, responsável pela cirurgia da paciente. Hoje (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Vale o alerta.

 

PRÉ-CANDIDATO

Jefferson Lucca, do Cidadania, é pré-candidato a vereador em Piracicaba. Ele defende a necessidade de atenção para a Saúde na cidade, “que sofre com falta de médico, sobrecarregando os que lá estão, demora nos resultados, pouco espaço para acomodação dos pacientes”, comenta. Lucca afirma que foi acompanhar a situação da UPA do Jardim Sônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima