Fumep – Parceria com o IPT busca criar novos cursos de MBA

Eduardo Machado, José Maria Barros, Renato Ferreira, Gabriel Vicente e Felipe Victor

O diretor executivo da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), Renato de Albuquerque Ferreira, recebeu ontem pela manhã (6) a visita de Eduardo Luiz Machado e José Maria de Camargo Barros, ambos ligados à área de Ensino do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

A reunião iniciou as tratativas para a implantação de novos cursos na Fumep nas modalidades de MBA, especialização e capacitação profissional para atender a demanda das áreas da construção civil, metal/mecânica, TI e automotiva. O encontro também contou com a participação de Gabriel Vicente, do escritório de negócios do IPT em Piracicaba e de Felipe Róger Victor, gerente administrativo da pós-graduação da Fumep.

Importante ressaltar que a Fumep e o IPT assinaram no último mês de abril um contrato de parceria que prevê aliança estratégica na geração de produtos, processos e serviços inovadores, além da transferência e da difusão de tecnologia. O início dos cursos em Piracicaba ainda está atrelado a criação de um termo aditivo contratual prevendo a realização dos mesmos.

Renato Albuquerque Ferreira lembrou que qualquer mudança na grade curricular dos cursos de graduação da Fumep levaria muito tempo, por isso o interesse em investir neste momento nas áreas de pós-graduação e capacitação profissional para atender imediatamente as demandas do mercado local.

“Sabemos que a área do agro é muito desenvolvida aqui em Piracicaba graças ao suporte oferecido pela ESALQ/USP. Por isso o nosso foco inicial será oferecer opções de ensino tecnológico e pesquisa em segmentos que estão mais carentes, principalmente nas áreas de construção civil e metal/mecânica”, frisou Ferreira.

Eduardo Luiz Machado lembrou que desde 2021 a área de Ensino Tecnológico do IPT está à procura de parceiros de negócios no Estado de São Paulo para assim repartir o seu Know-How e infraestrutura, para continuar espalhando conhecimento por meio de cursos de excelência.

“Por isso é importante que os representantes da Fumep nos indiquem quais são as maiores carências do ecossistema de inovação e pesquisa do mercado local.  Estamos muito otimistas com tudo que poderemos realizar em Piracicaba nos próximos meses por meio da nossa parceria”, comentou Machado.

ENSINO TECNOLÓGICO NO IPT – O Ensino Tecnológico é a unidade responsável por gerenciar e supervisionar as demandas de contexto acadêmico e administrativo referentes ao ingresso e registro de alunos aos cursos de curta duração, especialização e educação corporativa oferecidos pelas diversas áreas técnicas do IPT e também mestrado profissionais nas áreas de habitação, processos industriais e computação aplicada, oferecendo toda a infraestrutura necessária para esta realização.

O Ensino Tecnológico do IPT já formou mais de 2.400 profissionais nos últimos anos e oferece três mestrados profissionais, sete especializações, nove cursos de curta duração e 19 cursos de educação corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima