Música – Samba de Paó faz show no sábado (8), no Engenho

Coletivo que comanda a roda de samba é formado por membros do terreiro de umbanda Tenda Pai Omulu e Baiano Juscelino

O Armazém 14C do Engenho Central (entrada pela ponte Estaiada) abriga neste sábado (8), às 16h, mais uma apresentação do Samba de Paó, uma roda de samba comandada por membros do terreiro de umbanda Tenda Pai Omulu e Baiano Juscelino, coordenado por Pai Gabriel de Xangô. A entrada é gratuita e o evento tem realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba). Na roda de samba, o grupo trará contos dos terreiros e sambas conhecidos pelo público.

Como conta Paulo Graciano, um dos integrantes, o grupo foi criado para conectar dois universos: a música, por meio do samba, com as religiões de matriz africana. “O Paó é uma sequência de batidas com a mão, que tem o objetivo de saudar os orixás. Os orixás entendem o paó como um sinal de respeito de um filho a ele”, ele explica.

O músico complementa: “Dentro do universo do samba em seu mais profundo resgate ancestral, a música transcendia inicialmente através do canto e das palmas de mão que ditavam também o ritmo e a intensidade da ocasião”.

 

SERVIÇO – Apresentação do grupo Samba de Paó. Sábado (8), às 16h, no Armazém 14C do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima