Equipes do vôlei adaptado de São Pedro se preparam para o JOMI

Equipes do vôlei adaptado de São Pedro se preparam para os Jogos da Melhor Idade – foto: Daniella Oliveira

As equipes masculina e feminina de vôlei adaptado de São Pedro se preparam para 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI). Promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, a competição destinada às pessoas com 60 anos estima reunir 15 mil atletas ao longo das sete etapas regionais até a final estadual. Os atletas, que competem em Botucatu entre os dias 20 e 22 de junho, contam com apoio da Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer.

Com histórico de muitas conquistas nos Jogos, entre 2002 a 2015, os times até então comandados pelo coordenador de Esportes e Lazer, Claudinei Arruda, somam 11 vitórias regionais e nove estaduais. “Em 2021 eu assumi o treinamento das equipes para escrever um novo capítulo. Desde então, São Pedro volta a fazer parte da elite do vôlei adaptado”, declarou a atual treinadora, Janaina Acácia Martins.

É no Ginásio Municipal Antonio Carlos Siloto Filho, o Bordadão, que os 35 atletas, 14 homens e 21 mulheres, se reúnem três vezes por semana para os treinos. Assim como no vôlei convencional, essa modalidade é jogada em uma quadra, com uma rede dividindo os dois lados. A diferença é que o atleta pode segurar a bola antes de passar a um companheiro ou de arremessá-la ao campo adversário. A regra também proíbe saltar com a bola sob domínio.

“Estamos com as portas abertas para receber mais jogadores. Aqui temos atletas de 50 e até 89 anos, que buscam muito mais do que simplesmente jogar, mas socialização, diversão e qualidade de vida”, declarou a Janaina, ao ressaltar que os treinos têm duas horas de duração, e acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h, e nas sextas, das 14h às 16h para o feminino, e das 16h às 18h para o masculino.

Com 89 anos, o atleta Nelson Pedroso faz parte da história do vôlei adaptado de São Pedro. “Em 2000 eu fui desafiado pelo coordenador Claudinei Arruda a montar um time de vôlei adaptado na cidade. Desde aquele ano eu nunca mais parei de jogar e acompanhar os times nos campeonatos”, contou Pedroso. Além de jogar vôlei quatro vezes por semana, ele faz mais dois dias de ginástica. “O esporte está no meu sangue. Pratico exercícios físicos desde criança”.

O atleta Nelson Pedroso (89 anos) montou o primeiro time em 2000 – foto: Daniella Oliveira

JOMI – Nesta 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), a estimativa é de reunir mais de 15 mil atletas nas sete etapas regionais, com cerca de 3 mil esperadas somente para a final estadual, no município de Itatiba. Serão 14 modalidades: atletismo, buraco, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Os treinos acontecem no Ginásio Bordadão – Foto: Daniella Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima