Oratória na Era Digital

Fermino Neto

 

A incomunicação é prejudicial

 

Todos sabemos o que acontece com uma pessoa que não se comunica.

Claro que não se trata apenas da comunicação verbal, que representa só 8% do processo comunicativo; mas da  comunicação visual, da sensorial, da afetiva, da auditiva; há grandes comunicadores hoje em dia até palestrantes que são deficientes auditivos e falam e ouvem o mundo através dos sinais, olhares e movimentos da boca do interlocutor. É possível se comunica com eficiência de várias formas, desde que haja alguém transmitindo sua mensagem e alguém ouvindo.

Os deficientes visuais cada vez mais também aperfeiçoam seu modo de vida percebendo o mundo externo através do método que lhes possibilita ler e escrever.

A comunicação é um processo que torna comum o que temos dentro de nós ou nos faz capazes de receber o que alguém no mundo externo está nos dizendo.

Muito mais importante que desenvolver habilidades de falar com o som da própria voz é sabermos dizer com o calor dos bons propósitos alguma coisa com voz, gestos, postura, olhar, reciprocidade, atenção, resiliência.

Tudo isso junto forma o quadro comunicacional que torna o mundo em que vivemos bem mais bonito é interessante. Aí a habilidade em oratória fica sendo um diferencial que torna the best a pessoa  que se comunica de forma integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima