Caldeirão Político

CONTRA ESCOLA CÍVICO-MILITAR

A deputada estadual Professora Bebel (PT) com estudantes que tomaram os corredores da Alesp, posicionando-se contrários à escola cívico-militar.

 

RUINS – I

A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo a Cidade é Sua, destacou a demora no atendimento, superlotação das UPAs e da denúncia com relação a qualidade das refeições servidas na UPA da Vila Rezende e falta cobertas na UPA do Piracicabamirim. Ela usou a tribuna da Câmara na reunião de segunda-feira (13).

 

RUINS – II

Silvia comentou que já trabalhou nas prefeituras de Piracicaba e Limeira, no Governo de Estado e como assessora da ex-vereadora Nancy Thame e que nunca viu respostas tão ruins aos requerimentos. “A resposta da Prefeitura é totalmente contraditória ao termo de cooperação, eles nem sabem o que estão cooperando”, falou.

 

GRANDIOSO

O vereador Josef Borges (PP) comentou sobre a inauguração da nova Pinacoteca, que ocorreu na última sexta-feira (10). Ele disse que trata-se de “um projeto grandioso” e falou sobre a estrutura do prédio, localizado no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. “A nova Pinacoteca é um grande museu de arte e de cultura”, avaliou

 

AÇÕES

Borges também trouxe detalhes da reforma de três unidades de saúde: as UBSs do Vila Cristina e Jardim Esplanada e a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Vitória. Ele comentou sobre a aplicação de nova identidade visual aos ônibus que chegaram ao município, que agora serão monitorados por câmeras, terão ar condicionado e wi-fi.

 

PÊNSIL – I

O vereador Gilmar Rotta (PDT) não está totalmente feliz com a manutenção na passarela pênsil que dá acesso ao Engenho Central, iniciadas pela Prefeitura na semana passada. Ele ressaltou a necessidade dos serviços, com a substituição de tábuas que estavam comprometidas, para garantir a segurança dos turistas e transeuntes.

 

PÊNSIL – II

“É uma briga que eu tenho desde o ano passado. Brigamos para que ela fosse reformada, [pois estava] totalmente quebrada, o piso destruído. Estou acompanhando as obras desde o início mas, pelo visto, vai ser uma reforma “para inglês ver”, infelizmente, mas espero que traga um pouco mais de segurança”, disse Rotta, em tom crítico à Prefeitura.

 

TENTOU? – I

O Executivo teria tentado “barrar” a lei municipal 9.958/2023 que estabelece a divulgação da relação de medicamentos que compõem os estoques da rede municipal de saúde de Piracicaba. A afirmação é do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do projeto de lei 58/2023, cuja tramitação na Câmara começou em abril do ano passado.

 

TENTOU? – II

“O prefeito ingressou, em outubro, com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), com pedido de liminar para suspender o efeito da lei. Aí vem a derrota na Justiça. No primeiro despacho, o relator indeferiu a liminar. Em dezembro, o Ministério Público apresentou manifestação nos autos e opinou pela improcedência da ação. Ou seja: a lei aprovada não é inconstitucional”, disse o vereador, na tribuna da Câmara.

 

TENTOU? – III

De acordo com Kawai, a segunda derrota do chefe do Executivo veio em fevereiro deste ano, após decisão de órgão especial da Justiça de São Paulo julgar a ação improcedente. “Não satisfeito, ele ainda entrou com recurso, em março de 2024. Agora a terceira derrota: em 7 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça negou o recurso”, completou.

 

ESPECIAL — I
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, quarta (15), uma Medida Provisória que cria, com nível ministerial, a Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O então ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, o gaúcho Paulo Pimenta, assinou o termo de posse como ministro para comandar as ações federais na recuperação do estado, fortemente atingido por chuvas e enchentes.

 

ESPECIAL — II
“Todos os ministérios do nosso governo estão mobilizados e, por isso, o presidente tomou essa decisão de constituir um ministério específico para articular, organizar as ações do Governo Federal, sem ter o caráter executivo, mas para facilitar o trabalho, apoiar o estado, apoiar as prefeituras municipais e apoiar a sociedade de uma forma geral, para que, o mais rapidamente possível, a gente possa alcançar o objetivo”, destacou o ministro Pimenta, durante evento de anúncio de medidas federais em São Leopoldo (RS).

 

ABDALA

O pré-candidato a vereador José Marcos Abdala (MDB), que já foi vereador, está em campanha para volta ao Legislativo piracicabano. Abdala (esquerda) visitou o primo Amauri Abdala (ao centro), juntamente com seu pré-candidato a prefeito Barjas Negri (PSDB). Aliás, falando em tucanos, há comentários de que o apresentador José Datena — depois de alguns dias no hospital, mas está bem — é possível pré-candidato a prefeito de São Paulo. São nuvens e mais nuvens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima