TARCÍSIO, CONTRADITÓRIO
A deputada estadual Professora Bebel (PT) — segunda presidenta da Apeoesp e com uma história de vida dedicada à educação — tem destacado, em alto e bom som, o quanto o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem sido contraditório ao tratar da educação pública no Estado de São Paulo. AAA???
PINACOTECA – I
O novo espaço em que está a Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” – agora no Armazém 14A do Engenho Central – foi bem recebido por quem participou da solenidade de inauguração, realizada na sexta-feira (10) – até pessoas que, inicialmente, haviam sido contra, entenderam que a proposta do prefeito Luciano Almeida (PP) foi “positiva” e a cidade ganhou mais um espaço cultural.
PINACOTECA – II
Este Capiau, idoso e cansado, já escreveu por diversas vezes, e repete, com base na experiência traumática que foi o processo de mudança da Pinacoteca Municipal: às vezes, o que falta é trato e um pouco mais de diálogo. Toda a celeuma poderia ter sido evitada, se a proposta – quando anunciada – tivesse sido melhor dialogada. Fica a lição: política é sinônimo de diálogo.
PINACOTECA — III
Importante lembrar que a sua gestão recebeu muitas críticas quando anunciou a mudança da antiga sede, na rua Moraes Barros 233, para o Engenho Central. Em seu discurso, Luciano Almeida chegou a dizer que aquele era um dos dias mais felizes do seu mandato, por ver se concretizar o sonho de inaugurar uma Pinacoteca moderna, adequada aos padrões de um espaço de arte, agora mais próxima da população.
PINACOTECA — IV
Sem perder tempo, Luciano também anunciou que a antiga sede da Pinacoteca vai ser encampada pela Secretaria de Educação, com o intuito de transformá-la num centro de excelência em treinamento e reciclagem para os professores municipais, projeto que será executado sem alterar a linha arquitetônica do prédio. A praça existente ao lado também será revitalizada.
PINACOTECA — V
Esse Capiau, idoso e cansado, ficou sabendo inclusive que a presidente do Fussp, Andréa Almeida, teve papel importante nos bastidores da data na entrega da Pinacoteca, cobrando dos responsáveis que ela ficasse pronta antes da abertura da Festa das Nações, para que assim pudesse se tornar mais um atrativo de qualidade ao público que prestigia o evento solidário. Ótimo.
PINACOTECA — VI
Todos esperavam na inauguração pela presença da vereadora Raí de Almeida (PT), uma das principais críticas da mudança de prédio da Pinacoteca. A vereadora, no entanto, decidiu prestigiar a abertura da exposição de esculturas que aconteceu Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) no mesmo horário. Oportunidade não faltará!
ESFORÇOS
Equipe do Centro de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura desdobra-se na época da Festa das Nações, e sempre, para atender às demandas da imprensa e acertar os últimos detalhes da organização do evento. Nesta correria, quem se destaca é o cinegrafista Guilherme Valdanha, que praticamente está “morando” no Engenho Central para conseguir dar conta das suas atribuições nestes dias. Parabéns.
VICE
Possivelmente, o vice-governador do Estado, Felíciio Ramuth, visita Piracicaba hoje, especialmente a sede da Caterpillar, tendo em vista inaugurações que a empresa fará. Várias autoridades já confirmaram presença.
REJEITADO — I
A lista de rejeitados só aumenta na Assembleia de Deus-Ministério de Madureira, liderada pelo pastor-presidente Dilmo dos Santos. O pastor Ronaldo, líder setorial na AD, por mais que se articule, não consegue sequer ser plano B da Igreja, que apoia atualmente Gesiel de Madureira.
REJEITADO — II
Mario de Madureira, já excluído do Ministério, por apoiar Helinho Zanatta (PSD) — uma injustiça por sinal — é outro que não achou espaço. Ainda que tenha buscado e não logrou êxito. Corre, nos bastidores, que o nome de opção para a Assembleia de Deus é Guilherme Togni, de confiança do pastor-presidente Dilmo dos Santos.
MARIA DE JESUS
Ironicamente chamada de Maria de Judas, por se aliar com as correntes que a Igreja não aprova, atualmente, Maria de Jesus está com o atual governo. Aumenta a lista de rejeitados.
DE MADUREIRA?
Tantos candidatos com o codinome Madureira, que se confunde a população. O único que assumiu mandato em Piracicaba foi Edilson de Madureira, que luta pela reeleição. Perguntar não ofende: o pastor-presidente Dilmo vai apoiar quem? É livre e cada sabe o que faz.
PARTIDOS? – I
O vereador Fabrício Polezi (PL) rebateu o teor de imagem publicada em rede social, que cita o parlamentar “e seus dois partidos”. A montagem usa duas fotos do vereador — uma com o deputado estadual Alex de Madureira (PL), em 19 de fevereiro, em seu ato de filiação à sigla, e outra com o prefeito Luciano Almeida (PP), no dia seguinte — e questiona se Polezi é oposição ou situação.
PARTIDOS? – II
O parlamentar reforçou sua posição. “Eu não finjo ser de direita; eu sou de direita. Eu não finjo ser apoiador do Bolsonaro; eu sou apoiador do Bolsonaro”, disse o vereador, na tribuna, durante a 27ª Reunião Ordinária, no último dia 9. Ele reproduziu no telão do plenário vídeo da visita do ex-presidente da República a Piracicaba, no qual Jair Bolsonaro (PL) orienta pré-candidatos a vereador.
PARTIDOS? – III
“Vocês, uma vez se elegendo, não têm que ser oposição ao prefeito. Vocês têm que ter capacidade de se antecipar a problemas e levar ao prefeito, para que [o prefeito] não erre. Somente dessa maneira nós podemos fazer o município, o Estado, o Brasil melhor para todos nós”, disse o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, na ocasião da visita em Piracicaba
PARTIDOS? – IV
Polezi endossou o comentário. “Eu sempre tomei essa ação como iniciativa do meu mandato desde o princípio: o que for bom eu vou apoiar, vou me antecipar aos problemas, levar para o prefeito, e o que for ruim eu vou criticar”, se defendeu. “Gostaria de deixar um recado para esse energúmeno que fez essa arte: muito obrigado, você só está me promovendo”, finalizou.