AJUDA, SIM — I
O governo brasileiro não recusou a oferta de ajuda feita pelo Uruguai para as operações de socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. Um helicóptero emprestado pelo país vizinho e amigo está em operação no estado, aparelho de grande valia para o auxílio dos socorristas. O Brasil é grato ao Uruguai pelo pronto-auxílio.
AJUDA, SIM — II
São falsas, portanto, as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas. Juntamente com o helicóptero, o Uruguai ofereceu um modelo específico de avião. Neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível.
AJUDA, SIM — III
Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave. Mas foi tudo explicado isso e a ajuda é bem-vinda, sim. O Governo do Brasil não recusou ajuda do Uruguai: helicóptero do país ajuda nas operações de resgate do Rio Grande do Sul.
COINCIDÊNCIA?
A reinauguração da Pinacoteca no Engenho, sexta (10) — às vésperas da abertura de mais uma edição da Festa das Nações — teria sido apenas “coincidência” ou teria sido “planejada”. A expectativa é de que, por conta disso, a Pinacoteca receba milhares de visitantes nos primeiros dias. Assunto para quem tem o marketing político como natureza.
“ENTREGAS”
As famosas referências que o prefeito Luciano Almeida (PP) fez, há quase dois anos, às suas “entregas” — referindo-se às obras que estavam caminhando em sua administração — podem lhe abrir novos caminhos como pré-candidato à reeleição. Seus opositores afirmam que, agora, “é tarde demais”. Efeito Pinacoteca, qual será?
SOCIAL — I
O governador Tarcísio de Freitas empossou na segunda-feira (6) a nova secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Andrezza Rosalém. A cerimônia foi no Palácio dos Bandeirantes. Economista de formação, Andrezza é responsável pela pasta que cuida das políticas públicas de proteção e acolhimento à população vulnerável no Estado.
SOCIAL — II
Nomeada pelo governador para ocupar a vaga deixado por Gilberto Nascimento Júnior, a nova secretária destaca a relevância do cargo. Seria o começo de rompimento político? (Leia-se: Gilberto Kassab).