Marketing jurídico

Leandro Ramos

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) instalou, no último dia 18, mais uma unidade do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Diferentemente das outras turmas, essa é especializada, e julgará processos relacionados à publicidade na advocacia. Com a inauguração da 28ª Turma Disciplinar Especializada do TED, a Secional estimula seus mais de 370 mil inscritos a praticar o marketing jurídico de forma responsável, sem ferir o código ético da profissão.

Atualmente, há 1.389.091 profissionais da categoria trabalhando no Brasil. A atuação nesse mercado movimenta 50 bilhões de reais por ano, de acordo com levantamento da Fenalaw. Nessa feira do setor, em 2023, a Ordem Nacional discutiu a regulamentação do marketing jurídico.

Na ocasião, foram dadas dicas sobre como usar as redes sociais respeitando os princípios do provimento 205/2021. O Comitê Regulador do Marketing Jurídico da OAB explicou que é possível publicar atividades diárias da profissão, como um trecho de audiência ou sustentação oral, mas devem ser respeitados o segredo de justiça e o respeito ao sigilo; porém, é vedada a referência a decisões judiciais, o que pode caracterizar promessa de resultados.

Crescimento

Nos últimos quatro anos, a Agência Javali observou escritórios de advocacia investindo mais em produção de textos opinativos para imprensa, postagens em redes sociais e até podcasts.

Além do fortalecimento das marcas, esse tipo de marketing tem colaborado com o desenvolvimento da sociedade, pois muitas bancas têm divulgado conteúdos jurídicos de utilidade pública.

Foi-se o tempo em que uma grande placa na fachada do escritório era suficiente para atrair clientes. Hoje, destacam-se no mercado as bancas que também se preocupam em educar e informar sobre direitos e responsabilidades legais.

Por isso, entendemos que o marketing jurídico pode ser uma importante ferramenta de desenvolvimento social. E, com a maior entidade de classe do país incentivando a sua promoção, a advocacia também deve colaborar significativamente com o crescimento econômico brasileiro.

Isso porque ele não apenas fortalece a reputação e a captação de clientes para escritórios de advocacia, mas também contribui para um ambiente de negócios mais justo e competitivo, essencial para atrair investimentos e fomentar a inovação.

*Estamos pesquisando o panorama do marketing jurídico no Brasil e, em breve, divulgaremos mais informações a respeito desse estudo.

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Leandro Ramos é administrador de empresas formado pela USP e IÉSEG (França), cofundador da Agência Javali.

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