Evento do Movimento Nova Economia aconteceu em São Paulo e reuniu grandes marcas com práticas sustentáveis
A Hyundai Motor Brasil participou, na última semana, de encontro promovido pelo Movimento Nova Economia, onde foi lançado o primeiro “Anuário de Certificações Lixo Zero”. O evento aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu grandes marcas com práticas sustentáveis reconhecidas pelo instituto em debates e painéis. Primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Hyundai compôs o painel “A Nova Economia é Lixo Zero”.
“O lançamento do ‘Anuário de Certificações Lixo Zero’ é um momento importante para todas as empresas que entendem sua responsabilidade na adoção de práticas sustentáveis no processo produtivo da indústria brasileira. Para aqueles já certificados, o material é a comprovação da assertividade das ações praticadas. Para os que ainda não entraram na lista, o conteúdo é um verdadeiro guia de boas práticas que visa motivar que a mudança alcance cada vez mais empresas. Para a Hyundai, é uma grande honra ser a marca que lidera o movimento no setor automotivo nacional. Seguiremos sempre em busca de novas iniciativas de foco sustentável, que proporcionem um planeta melhor para o futuro da humanidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
A Certificação Lixo Zero é emitida somente para organizações que atingiram a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente para descarte e não para aterros, reduzindo, assim, o impacto ambiental. No seu respectivo processo de certificação, a Hyundai registrou 93% de conformidade no destino de seus descartes.
O pioneirismo da Hyundai na certificação é resultado do trabalho realizado pela marca desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para uma destinação mais assertiva, busca por finalidades alternativas aos detritos gerados e, por fim, a supressão total do envio de substratos para aterros. Em menos de um ano, o objetivo foi alcançado, com zero de emissão de rejeitos para os aterros.
Agenda global – Durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.
Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.
Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez em 2022. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.