IA, seus impactos e a transformação do mundo

José Antonio Fernandes Paiva

Chegamos ao ano de 2024 com um cenário cristalizado sobre a Inteligência Artificial (IA) e suas implicações em nossas vidas. A IA e a automação foram adotadas em escala, o trabalho remoto, vem sendo cada vez mais validado pelas empresas e pela sociedade, atualmente as contratações podem ser presenciais, híbridas ou virtuais.

Todos sabemos que a grande estrela da Inteligência Artificial Generativa é o Chat GPT, uma página em branco onde você joga seus pedidos e ele constrói uma resposta coerente.

A IA vem sendo desenvolvida desde a década de 60, o ELIZA foi o primeiro Chatbot desenvolvido no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) entre 1964 e 1966, e precisou de tempo para chegar até aqui. A abertura das redes neurais teve início a partir de 1960, e os modelos foram sendo aperfeiçoados, até chegarmos ao modelo de tecnologia aberta. Hoje temos um movimento completamente contrário, que é o total fechamento das redes neurais.

E é exatamente por isso, que a IA é importante, porque é uma tecnologia de uso geral, o GPT,  General Propose Tecnology, faz com que realmente a IA seja relevante, e muito provavelmente, apesar de ela ter sido ‘hype’ em 2023, a tendencia é que em 2024, o cenário se mantenha.

O ChatGPT, uma das estrelas da IA, vem promovendo mudanças estruturais em uma velocidade brutal, especialistas preveem que em 2025, cerca de 46% das empresas já deverão utilizar algum tipo de Inteligência Artificial.

Pesquisas apontam que, a tecnologia transformará radicalmente a vida de 1,1 bilhão de empregos até 2030, ou seja, daqui a seis anos. Então, até 2030, veremos uma mudança ainda mais grandiosa promovida pelas tecnologias.

O mundo 4.0 vai se transformar no mundo 5.0, que é um mundo que tem três pilares: ambiente, inclusão e qualidade de vida, e utilizaremos tudo o que aprendemos com as tecnologias para servir mais as pessoas.

As empresas são impactadas diretamente por conta das tecnologias, o primeiro impacto é a redução de custos, menos contratações, menos pessoas. Mas, a boa notícia é que as pessoas não perdem o emprego para a tecnologia, mas sim, para quem entende mais de tecnologia.

A IA é importante porque está em tudo, mas ao mesmo tempo ela é abstrata, muitas pessoas não sabem como ela funciona, mas quase todos nós usamos ou usaremos em pequena ou grande escala, e precisamos ser criativos e saber utilizar os comandos de forma estratégica.

A inteligência artificial facilita e produz resultados significativos, portanto, não se trata de nós ou da tecnologia, mas de nós e a tecnologia. Daí, a necessidade de criatividade ser inegável, e essa criatividade deve incluir a habilidade de executar os comandos corretos.

O mundo passou por transformações e, nós estamos totalmente conectados às mudanças. Tudo isso vai convergir em uma nova maneira de nós nos socializarmos neste novo mundo, pervasivo e ubíquo. A todos nós cabe buscar aprendizado, informações e conhecimento para que independente do volume dos negócios ou empresas em que estejamos, possamos estar integrados e utilizarmos a IA em nossos cotidianos, principalmente para que todos possam ter qualidade de vida.

_____

José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (Sindban)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima