A pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre as intenções de votos para a Prefeitura de Piracicaba, aponta que o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) está à frente na disputa em todos os cenários disponibilizados na pesquisa. Outro fator é a rejeição: o atual prefeito Luciano Almeida (PP) aparece com 58,1% liderando esse quesito.
Registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa indica que 66,7% não souberam responder e 7% são votos brancos e nulos, sendo que foram ouvidos 700 eleitores entre os dias 28 de março e 2 de abril. A margem de erro adotada é de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais e tem um grau de confiança de 95%.
No primeiro cenário na pesquisa espontânea quando não é informado para o eleitor quem serão os candidatos, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) aparece em primeiro lugar com 16,9%, em segundo lugar o deputado estadual Alex Madureira (PL) com 2,6%, em terceiro lugar o deputado estadual Helinho Zanata (PSD) com 2,4%, em quarto lugar aparece o vereador Paulo Campos (Podemos) com 1,9%, a deputada estadual e professora Bebel (PT) vem em seguida em 1,1%, em sexto lugar o atual prefeito Luciano Almeida (PP) com 1%.
No segundo cenário na pesquisa estimulada em que o eleitor recebe uma lista com os nomes dos possíveis seis candidatos concorrendo ao cargo de prefeito Municipal, a liderança do pré-candidato do PSDB, o ex-prefeito Barjas Negri aumenta, chegando a 48,9% das intenções de votos. Em segundo vem o vereador Paulo Campos (Podemos) com 11,4%, seguido do deputado Alex Madureira (PL) com 8,4%, da deputada professora Bebel (PT) com 7,7%, do deputado Helinho Zanata (PSD) com 6,1% e do prefeito Luciano Almeida (PP) com 4,3%. Não sabe e não respondeu 6%. Votos brancos e nulo 7,1%.
No terceiro cenário na pesquisa estimulada em que o eleitor recebe uma lista com os nomes dos possíveis cinco candidatos concorrendo ao cargo de prefeito Municipal, a liderança continua com o pré-candidato do PSDB, o ex-prefeito Barjas Negri chegando a 51% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o vereador Paulo Campos (Podemos) com 12,6%, seguido do deputado Alex Madureira com 9,1%, da deputada professora Bebel (PT) com 8,3%, e do prefeito Luciano Almeida (PP), com 4,9%. O deputado Helinho Zanata (PSD) não foi listado neste cenário da pesquisa.
No cenário da rejeição eleitoral, ou seja, desaprovação dos pré-candidatos o atual prefeito Luciano Almeida (PP) lidera com 58,1%, seguido da deputada professora Bebel (PT) com 15%, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) aparece com 13,3%, o deputado Alex Madureira (PL) com 12,1%, o vereador Paulo Campos (Podemos) com 10.6%, o deputado Helinho Zanata (PSD) com 9%. Não sabe e não respondeu 14%. Poderia votar em todos, ou seja, que não tem nenhum tipo de rejeição ou desaprovação 4,1%.