Apeoesp mostra ensino a distância com participação média de 27,3%

Professora Bebel tem defendido a utilização dos serviços de radiofusão nesse período de pandemia para o acesso à educação – Crédito: Arquivo/Janeiro/20

Levantamento da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) mostra que a média de participação de alunos no ensino a distância (EaD) em oito dias foi de apenas 27,3%. O levantamento considerou os dias 21 22, 23, 26 27, 28 e 29 de maio, e 8 de junho. De um total de 126.199 alunos inscritos, apenas 29.511 participaram das alunas remotas, criada pelo Governo do Estado de São Paulo para dar continuidade ao ano letivo na rede estadual de ensino.

O levantamento mostra que a maior participação registrada foi na segunda (8), com 36% de participação, enquanto que a pior no dia 26 de maio, com 12,7%, seguida pelo dia 27 de maio, com 19%, enquanto que no dia 28 de maio foi registrado 23,2%, e nos dias 23 e 29 de maio 25,5% de frequência. Já nos dias 22 e 21 de maio 27,3%.
PLATAFORMA 

A presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT) conta que os dados começaram a ser levantados no último dia 21 e fazem parte de uma plataforma da Apeoesp, que diariamente divulga dados fornecidos de forma voluntária por professores da rede estadual de ensino sobre a frequência dos alunos, de todas as regiões do Estado. Ela diz que o levantamento mostra que a participação desta “muito aquém” e que o ensino a distância reforça a desigualdade social, uma vez que muitos alunos não têm condição de ter computadores, de terem acesso à banda larga de internet.

A presidenta da Apeoesp continua defendendo que o melhor neste momento de pandemia seria investir na formação continuada dos professores e funcionários da escola, e ampliar o acesso à educação dos alunos também usando os serviços de radiofusão, uma vez que quase que a totalidade das residências têm um aparelho de TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima