Agricultura – Startup Converge lança o aplicativo ‘AlôBee’

Empresa piracicabana lança app para prevenir mortalidade de abelhas urbanas durante aplicação do fumacê

 

A Converge Consultoria Agronômica, startup piracicabana pioneira no mundo em prevenção e mitigação de mortalidade de abelhas no entorno agrícola, lançará neste domingo (24) durante o Encontro de Meliponicultura Urbana seu mais novo produto: o aplicativo AlôBee. Destinado ao monitoramento de abelhas criadas urbanas, a tecnologia estabelece um canal de comunicação entre os meliponicultores e quem aplica o fumacê contra o mosquito da dengue. O objetivo é prevenir e reduzir a mortalidade de abelhas urbanas, além de promover a coexistência entre as medidas de saúde pública e a biodiversidade urbana.

O AlôBee segue o mesmo princípio da GeoApis (tecnologia usada no agro há cinco anos): através do app, o meliponicultor cadastra suas colmeias e recebe um aviso sobre quando será aplicado o fumacê. Com essa informação, ele pode planejar o manejo das abelhas e evitar que elas morram enquanto o mosquito da dengue é combatido.

Segundo a Embrapa Meio Ambiente, as abelhas urbanas criadas não possuem ferrão e são mais sensíveis do que a apis melífera. Elas também produzem mel e sua atividade de polinização ajuda o meio ambiente. Assim como ocorre no campo, elas são responsáveis pela polinização de plantas impactando a flora e fauna urbana, além de contribuir na horticultura. Meliponários urbanos também são usados para a produção de mel e educação ambiental.

Diante da importância de sua preservação e da calamidade causada pela dengue declarada por alguns municípios, era preciso buscar uma solução que conciliasse o combate a um problema atual sem causar danos futuros. Hoje a sociedade está numa luta contra o mosquito da dengue e as abelhas urbanas sem ferrão são diretamente afetadas com uma das estratégias de combate ao Aedes aegypti – o fumacê. Para Elaine Basso, CEO da Converge, “entendemos que é possível praticar a coexistência: combater o mosquito, prevenir e reduzir a mortalidade dessas abelhas com uma tecnologia já usada no campo”.

A solução AlôBee já está pronta para ser implementada. Após o lançamento, a Converge se colocará à disposição dos municípios e da iniciativa privada interessados em aderir e conhecer nossos planos para impactar positivamente essa situação. Porém, quem desejar conhecer em primeira mão a tecnologia, poderá visitar o estande da GeoApis durante o Encontro de Meliponicultura Urbana de Piracicaba.

CONVERGE – A Converge foi fundada como startup no ecossistema Agtech Valley de Piracicaba para atender às demandas de mercado e às agroindústrias na construção de relacionamentos de valor com o entorno e na preservação da biodiversidade. Sua CEO é Elaine Basso, engenheira agrônoma formada em 2004 pela Escola de Agricultura “Luis de Queiroz”– Esalq/USP. Hoje a Converge dispõe de equipe multidisciplinar especializada e ferramentas inovadoras para atender as demandas de cada cliente. Seus serviços promovem a biodiversidade, a produção sustentável e o entorno social através da organização de stakeholders, da construção de relacionamentos de valor e práticas educativas, além de proporcionar à agroindústria e aos criadores de abelhas um ambiente georreferenciado, colaborativo e harmonioso com ganha-ganha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima