Movimentação cultural: diversidade no atendimento

Oferecer cultura à população é um dever do Poder Público, está na Constituição Federal no artigo 215 da Seção II: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. Em Piracicaba, é o que a Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) faz de forma democrática, descentralizada e com diversidade no atendimento.

A diversidade no oferecimento de cultura em Piracicaba, aliás, é um dos pontos chaves da atual gestão. A pasta da Ação Cultural está empenhada em atender artistas e fazedores de culturas de todas as vertentes e popular os equipamentos da secretaria com atividades gratuitas e para todos os públicos.

Fazer a agenda mensal não é tarefa fácil, mas existe uma equipe com diversos profissionais que cuida de cada detalhe para que um projeto levado à Semac saia do papel.

A movimentação é em direção à realização, que passa por estudo de viabilidade do evento, que conta muito se é de interesse público, aprovação de orçamento e, enfim, a produção em si, uma etapa enorme, nem sempre rápida, e que requer empenho de um considerável número de pessoas.

Não é raro, e muito menos descuido, em nossa programação cultural ter mais que um evento no mesmo dia, no mesmo horário. Isso se chama diversidade no atendimento: busca-se atender a população em mais de uma frente de interesse.

É, por exemplo, oferecer música no projeto Uma Noite no Mirante, na avenida Maurice Allain, próximo ao chafariz do Mirante, quando ao mesmo tempo, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, se oferece sessão de cinema. A diversidade também recai em cursos gratuitos de capacitação e habilidades culturais por meio da retomada do Movimentação Cultural. O programa tem o objetivo de ampliar, aprofundar e otimizar as funções oriundas de políticas públicas que contemplam a descentralização e a democratização cultural. Também promove acesso à cidadania, por meio das mais diversas atividades de formação e informação cultural.

Desde meados de 2023, o Movimentação Cultural voltou robusto, com força total, primeiro com o oferecimento de cursos de capacitação à população em parceria com o Senac, de diversas naturezas e em todas as regiões da cidade. Foram 15 cursos, realizados até o começo deste ano, que beneficiaram mais de 300 pessoas e um investimento da Prefeitura de R$ 230.600.

Os cursos oferecidos nesta primeira retomada do Movimentação Cultural, por si só reforçam nosso esforço em oferecer um atendimento de cultura diversificado, desde cursos de agente cultural, elaboração de roteiro para cinema e teatro até curso de produção de artesanato de guirlanda e patchwork ou aulas de grafite.

Em 2024, logo após a realização de um dos maiores e mais plurais carnavais de Piracicaba nos últimos anos, a Semac deu mais um passo para a reativação completa do Movimentação Cultural, que há tempos era aguardada pela população. Foram abertas inscrições para cursos de violão, teatro, capoeira, balé, dança de salão e danças urbanas, que assim como nos cursos em parceria com o Senac, acontecerão ao longo deste ano em diferentes espaços da cidade e para pessoas de todas as idades.

A cultura é uma importante força motriz de um município e o Poder Público abre portas e janelas por meio destes cursos para potencializar talentos e, também, dar oportunidade ao cidadão de encontrar uma fonte de renda no universo cultural por meio de suas habilidades. Queremos uma população diversa, que abrace a cultura diversificada e, por que não, ser um agente desta maravilhosa dinâmica.

 

Carlos Beltrame, secretário municipal da Ação Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima