Um dos objetivos do plano de trabalho é atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)
Como medida para a promoção do avanço socioeconômico, territorial, ambiental e da gestão pública eficiente de Piracicaba nos próximos 16 anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), vai elaborar o Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040, que consiste no planejamento de métricas e objetivos a serem alcançados durante este período.
O estudo será feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), que possui notória experiência em pesquisas e vai, em conjunto com o Executivo, formular o escopo do plano de trabalho. Na sequência, o plano será proposto e delineado com participação da sociedade civil, por meio de audiências públicas, e considerando as políticas setoriais já estabelecidas no município.
O Plano Estratégico visa atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU e também considera mudanças de cenário ocorridas na cidade nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.
“Precisamos pensar a cidade para os próximos anos, planejar as ações que serão executadas a curto e longo prazo e que terão influência direta no futuro da cidade. A proposta com o Pira 2040 é conseguir criar uma perspectiva de Piracicaba com base nas necessidades concretas que o desenvolvimento da cidade vai apresentar no decorrer dos próximos anos”, explicou Tássia Espego, titular da Semgov.
De acordo com o termo de referência (TR) que prevê a elaboração do Pira 2040, os principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico são: fomentar o debate amplo na sociedade de Piracicaba, estabelecendo visão de futuro de longo prazo e estimulando a interlocução entre diferentes setores e a administração pública; traçar cenários de futuro que orientem discussões no médio prazo e a revisão de planos setoriais e planejamento orçamentário; prover instrumentos adicionais de gestão que otimizem a transparência e o controle social e os resultados da aplicação de recursos; e orientar os próximos passos do planejamento municipal através de diretrizes alinhadas com a visão de futuro e objetivos estabelecidos.
O TR ainda explica que o conceito aplicado no Pira 2040 abrange a definição participativa de Visão de Futuro para a cidade, bem como os objetivos de longo prazo. Além disso, considera também a definição de eixos para o planejamento por meio da indicação de diretrizes e projetos relevantes e o aumento da eficiência da gestão pública a partir das metas.
A construção do Pira 2040 se dará em oito etapas, que vão desde a elaboração do plano de trabalho, pesquisas e diagnóstico até proposição e estruturação dos objetivos e programas estratégicos, ciclo de audiências públicas e finalização da minuta do Plano de Desenvolvimento Estratégico.