Esalq – Cooperativa agrícola da França visita o campus

Visita à Esalq aconteceu dia 12. Crédito: Divulgação/Esalq

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu na tarde do dia 12 de março uma comitiva da Limagrain, França, uma cooperativa agrícola que atua no setor de sementes e gerenciada por franceses.

A passagem pela Esalq está inserida na agenda de imersão para explorar os setores agro e foodtech no Brasil. A visita teve como objetivo principal aprofundar o conhecimento nas inovações, pesquisas e desenvolvimentos mais avançados nos setores de foodtech/agtech.

Os franceses foram recepcionados pela diretora da Esalq, professora Thais Vieira, no departamento de Entomologia e Acarologia. “Já temos uma forte colaboração com a França e com essa visita estamos abrindo mais uma porta, tanto para possíveis estágios quanto para futuros empreendedores interessados em investir e se dedicar no desenvolvimento de startups ou em projetos de pesquisa em cooperação”, declarou a diretora.

Durante a visita, os franceses expressaram interesse em conhecer os pontos fortes do agronegócio brasileiro, evidenciando a excelência do ensino e da pesquisa que a Esalq oferece nesse setor.

Segundo André Jurgens Rios, diretor de Agronegócios da Limagrain, o grupo que está no Brasil tem buscado inspiração em vários mercados. “Esses profissionais são, na maioria, diretores de inovação, diretores de P&D, que vêm há três anos fazendo viagens internacionais. O primeiro ano foi nos Estados Unidos, o segundo ano foi em Israel, e esse ano é no Brasil. A ideia deles é entender um pouquinho o momento do setor de foodtech, de agtech desses países, para tentar se inspirar e ver o que eles podem buscar como melhoria em suas empresas. Então, eles estão, através dessa viagem aqui no Brasil, buscando parcerias, inovações e colaborações”, comentou Rios.

Os temas de interesse discutidos durante a visita à Esalq e outras instituições brasileiras incluem bioinsumos, sementes e tecnologias, revitalização de solos, sistemas agrovoltáicos, melhoramento genético e novas variedades, robótica/mecanização para redução no uso de insumos, irrigação e marketplace. A visita contou ainda com a apresentação institucional feita pelo professor José Belasque Jr, Presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima