Hoje (5), às 19h, no Plenário Francisco Coelho, será realizada pela Câmara Municipal de Piracicaba uma audiência pública para discutir a criação do Fundo Especial, o Conselho Municipal e o Plano de Contingência para o Combate a Emergências e Calamidades Públicas. O encontro é uma iniciativa da vereadora Rai de Almeida (PT), autora do requerimento 77/2024.
Ao justificar a realização da audiência, a vereadora diz que em Piracicaba intervenções sem estudo técnico contribuem para situações de risco. Como exemplos, a vereadora traz os desmoronamentos da estrada do Bongue, a mortandade de peixes do rio Piracicaba e os alagamentos e inundações do bairro Nova América e Piracicamirim. “Esse cenário, somando-se a falta de um plano de contingência e qualificação de segurança, em um contexto de intensas chuvas que ocorrem anualmente em nossa cidade, causa uma série de situações emergenciais e desastres”, explica Rai de Almeida, no texto do requerimento.
As autoridades convocadas para participar da audiência são os secretários municipais Alex Salvaia (Infraestrutura e Meio Ambiente), Augusto Muzilli (Saúde), Andrea Ribeiro Gomes (Habitação e Gestão Territorial), Marcio Luis de Barros Marino (Obras e Zeladoria), Euclidia Fioravante (Assistência e Desenvolvimento Social) e Jane Franco Oliveira (Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).
Também foram convocados o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Artur Costa Santos, e o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Odair Luiz de Melo.
A TV Câmara transmitirá a audiência pública nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube.