FEDERAÇÃO PT/PV/PCdoB
O pré-candidato à Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro, Nelinho Noronha (PT), esteve reunido em Piracicaba com o advogado Francys Almeida (PCdoB), acertando detalhes da sua pré-candidatura a vereador pela Federação em Piracicaba. “A Federação PT/PV e PCdoB tem quadros fantásticos como opção, acredito que o retorno do Paiva é necessário para a Câmara, sem contar com nomes fortes como Rai de Almeida, Silvia Morales, Osmir Bertazonni e Chico Almeida”, comenta Francys, que já foi candidato a prefeito. A Federação tem a deputada estadual Professora Bebel (PT) como pré-candidata a prefeita de Piracicaba.
EMERGENCIAL
A Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estará em Brasília-DF, nesta semana, para mobilizar o segmento do Turismo no ato em defesa da manutenção do Programa Emergencial da Retomada do Setor de Eventos e Turismo (Perse). Uma manifestação está prevista para 10h desta terça (5), no Plenário principal do Senado Federal. A expectativa é reunir mais de mil representantes das áreas de Turismo, Eventos, Hotelaria, Bares e Restaurantes, como empresários e entidades sindicais e civis, tanto patronais como as de trabalhadores.
PRAZO — I
Vereadoras e vereadores que desejam mudar de partido político poderão fazer a troca de legenda a partir da próxima quinta (7) sem perder o mandato. Este ano, a migração pode ser feita até 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024.
PRAZO — II
O período, conhecido como janela partidária, está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e beneficia candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais e distritais) e que estão em fim de mandato.
PRAZO — III
As candidatas e candidatos eleitos pelo sistema majoritário (prefeitos, governadores, senadores e presidente) podem trocar de partido a qualquer tempo sem perder o mandato, pois nesse caso o mandato é da pessoa eleita, não do partido. Segundo a Súmula nº 67 do TSE, “a perda do mandato em razão da desfiliação partidária não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário”.
PRAZO — IV
A filiação partidária, de 6 meses no mínimo, é uma das condições de elegibilidade, já que a Constituição Federal de 1988 não admite candidaturas avulsas. Os partidos podem estabelecer prazos próprios de filiação em seus estatutos. No entanto, para concorrer às eleições, a candidata ou o candidato deve estar filiado a alguma legenda, no mínimo, até seis meses antes da data do pleito, que em 2024 ocorre em 6 de outubro.
RAI DE ALMEIDA – I
A vereadora Rai de Almeida (PT) reforçou as medidas de segurança pessoal após receber neste final de semana uma mensagem na qual é ameaçada de morte, estupro e tortura. A mensagem foi enviada por e-mail no último domingo (3) para o endereço eletrônico institucional da vereadora na Câmara Municipal.
RAI DE ALMEIDA – II
Criminosa, a mensagem – que tem endereço e remetente explícitos – descreve com detalhes a violência que seu autor diz desejar fazer com a vereadora. Além do ataque a ela, a mensagem traz também declarações pedófilas e ameaças à população em geral.
RAI DE ALMEIDA – III
Presente ao plantão policial acompanhada de sua advogada e assessores, Rai de Almeida registrou boletim de ocorrência. A Polícia Civil registrou o caso e deu início imediato à investigação a partir do nome e endereço eletrônico que aparecem no e-mail.
RAI DE ALMEIDA – IV
“Tomamos todas as medidas de segurança necessárias para o momento e acionamos a polícia para que possa investigar o caso. Trata-se de uma violência contra esta vereadora e também contra o papel que ela representa no cenário político local como política e como mulher”, afirmou Rai de Almeida.
RAI DE ALMEIDA – V
Ela ainda acrescentou: “não vamos nos intimidar. Vamos auxiliar a polícia no que for preciso para que encontremos o autor dessa mensagem e a justiça possa dar a ele o que prevê a lei. Não vamos descansar até encontrar o autor dessas ameaças”.
RAI DE ALMEIDA – VI
Informada pela vereadora, a Presidência da Casa afirmou que também está tomando medidas para ampliar a segurança da Câmara e de todos e todas os que por ela circulam. Demais informações estão sob sigilo para não atrapalhar as investigações. Lamentável. Este Capiau se solidariza com a parlamentar e repudia qualquer tipo de violência.
VISITA
O diretor de A Tribuna, Evaldo Vicente (direita), recebeu ontem (4) a visita da jornalista Any Kethleen Garghetti, assessora de Comunicação Institucional Comunicação e Marketing da Sicredi Dexis, acompanhada pelo jornalista Marcelo Basso, diretor da Engenho de Notícias. A Sicredi Dexis, presidida por Wellington Ferreira, está realizando esta semana as assembleias gerais da instituição financeira que envolvem as quatro agências na cidade de Piracicaba. Começou ontem (4) e terminará nesta quinta (7).