COM RENATA ABREU
O pré-candidato a prefeito de Piracicaba Paulo Campos (Podemos) — que está cumprindo o terceiro mandato de vereador e na foto está com a presidente da legenda, Renata Abreu — garante que mantém a candidatura e “que não há qualquer chance de desistir ou fazer qualquer acordo”. E não perde o estilo animado, abraçando e beijando os amigos e amigas, anunciando: “estaremos no segundo turno”. Faz parte.
POSSE
O médico Francisco Balestrin toma posse, neste dia 1º de março, como presidente da Federação dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo (Fehoesp). “Assumo essa missão com responsabilidade e determinação. Junto com os demais sindicatos, vamos buscar novos espaços representativos no cenário nacional para a saúde privada paulista e lutar pela melhoria efetiva do atendimento médico-hospitalar à população”, afirmou Balestrin, que preside o Sindicato paulista.
PT E NÃO PL
Erro em matéria publicada neste jornal sobre os integrantes do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba — que decidiram visitar parques tecnológicos de outros municípios com o objetivo de embasar o debate sobre a modernização do modelo existente na cidade — indicou que a vereadora Rai de Almeida é do PL. Corrigido: Rai é do Partido dos Trabalhadores (PT).
CONTRA – I
O vereador Paulo Campos (Podemos) comentou que ele e os vereadores André Bandeira (PSDB) e Gilmar Rotta (PP), membros da Comissão de Finanças e Orçamento, e também o vereador Pedro Kawai (PSDB), receberam o Estatuto da Guarda Civil Municipal. De acordo com o parlamentar, “no formato que está, não atende aos interesses dos guardas”.
CONTRA – II
Ele lembra que o Estatuto passou pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), que exarou parecer favorável. “Faço questão de deixar claro que, pela Comissão de Finanças e Orçamento, somos contra o Estatuto como está, pois não atende a contento os interesses dos guardas civis”, frisou, ao expressar rota de colisão com a decisão dos colegas da CLJR.
ESPERANÇA
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) demonstrou esperança em relação ao o início do Consórcio Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde) na rede municipal de saúde, assinado no ano passado. Ele acredita que, assim, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) 2, no bairro Vila Cristina, receberá novos profissionais e ampliará de 30 para 90 atendimentos semanais.
PRERROGATIVA
Tem sido uma reclamação recorrente na Câmara: de que a prerrogativa dos vereadores de fiscalizar as ações do Executivo está sendo desrespeitada no Município. Recentemente, Laércio Trevisan Jr. (PL) lembrou que a prerrogativa está prevista no artigo 31 da Constituição Federal, além de constar no Regimento Interno do Legislativo e na Lei Orgânica do Município.
ELOGIO
A vereadora Rai de Almeida (PT), marcadamente alinhada à oposição ao governo municipal, elogiou o serviço de transporte de pacientes da Secretaria de Saúde. Ela recordou que uma pessoa conhecida precisou ser atendida em São Paulo e foi prontamente atendida pelos servidores da pasta hoje comanda por Augusto Muzzilli Júnior. “Precisamos elogiar”, disse.
AGRADECIDO – I
Está o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) com a empresa Mirante. Ele informou que dois vazamentos na rua Querubim Sampaio — um de esgoto, já resolvido pela Mirante, e outro de água, há três meses sem solução por parte do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) — o motivaram a destacar o trabalho da empresa. Mesmo assim, não deixou de criticar a PPP.
AGRADECIDO – II
“Não acho que o contrato feito no governo passado com a Mirante é um contrato que eu gosto, mas tenho de dizer que esse pessoal é eficiente. Fiz uma reclamação de um vazamento na rua Querubim e imediatamente resolveram. Foram à noite e resolveram o mau cheiro”, disse. “Não é o mesmo caso do Semae”, concluiu, ao focar a crítica na demora de atendimento da autarquia.
‘INADMISSÍVEL’
As quatro mortes por atropelamento registradas no mês de janeiro em vias de Piracicaba foram lamentadas pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante). “É absurdo conviver e achar que isso é algo normal. Não é… Dois desses foram ocasionados por motos e um por carro. E as pessoas atropelam e nem param para prestar socorro”, disse, indignado, o parlamentar.
PERSEGUIÇÃO – I
O sindicalista José Osmir Bertazzoni, do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, classifica como ‘perseguição’ a atuação do Executivo municipal. Ele criticou a postura do governo em cortar da folha de pagamento o recolhimento da contribuição espontânea dos servidores ao sindicato, o que, para ele, seria uma maneira de enfraquecer a entidade.
PERSEGUIÇÃO – II
“O Código Penal e a legislação trabalhista dizem o que é crime contra a prática sindical. Fizemos a denúncia no Ministério Público do Trabalho e à Justiça para garantir o mínimo para a manutenção do sindicato. É um ataque desnecessário, ilegítimo e irracional”, afirmou.
‘LUTA GIGANTE’
A ativista social e política Rosângela Kapinawá (na foto, com a ministra Marina Silva) está em campanha para participar, em Brasília, da ATL de 2024. “Tenho uma luta gigante com todos os povos indígenas e conto com a ajuda de vocês para que eu possa ter condições de estar presente com meus parentes indígenas”, informa. Rosângela pede, aos que desejarem apoiá-la, para entrar em contato no seu WhatsApp.