Na última terça-feira (20), o Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro, promoveu mais uma ação de aplicação de inseticida para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, zikavírus e chikungunya.
A ação será direcionada principalmente a locais como ferros-velhos, borracharias e demais estabelecimentos com grande potencial de focos do mosquito.
A nebulização tem o objetivo de eliminar somente os mosquitos adultos, por isso os agentes de controle de endemias também estão aplicando larvicidas em superfícies com água parada para eliminar as larvas, sobretudo em objetos pesados e de difícil manejo.
A primeira atividade de nebulização foi realizada em um espaço de reciclagem no Recanto das Águas, um dos bairros de São Pedro onde foi diagnosticado um dos 22 casos de dengue na cidade até o momento.
Além da nebulização e aplicação de larvicidas, a Prefeitura de São Pedro vem atuando intensamente em outras frentes de trabalho para impedir o avanço da doença. Entre essas ações destacam-se as campanhas na mídia, os mutirões, panfletagens, o trabalho de conscientização e de capacitação dos profissionais da rede de atenção básica, as visitas diárias de agentes de saúde e de endemias às residências, entre outras.