O encontro dos membros do Clube Poliglota Piracicaba (CPP), no sábado (17), realizado a partir das 17h30, foi uma edição singular, marcado pela presença de cerca de 100 pessoas, os integrantes se reuniram em ilhas para a prática de idiomas, os administradores comemoram o recorde e buscam apoio para seguir com os trabalhos e aprimorar as dinâmicas.
O CPP foi fundado há mais de um ano e tem como objetivo, a prática gratuita de conversação em idiomas, duas vezes por mês, nos primeiros e terceiros sábados de cada mês.
Para a prática dos idiomas oferecidos atualmente, como o inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês, os coordenadores das ilhas, ou hosts, recepcionam os membros, promovem dinâmicas e ações diversas para que todos possam falar. O quebra-gelo acontece por meio de perguntas, interações, quiz e jogos variados para que os praticantes dos idiomas percam aos poucos a timidez e se sintam motivados a falarem mais a cada encontro.
Sem restrição de idade, os encontros têm reunidos desde crianças até a melhor idade, caso de Tsuioshi Yamada, engenheiro agrônomo, 80 anos, que não conhecia o CPP até ser receber um link de um aplicativo de mensagens e decidiu participar, “fiquei muito satisfeito por ter participado e ter ficado aqui até o fim das dinâmicas, aproveitei bastante, gostei muito do entusiasmo dos coordenadores. Além do francês, eu estudo japonês há vários anos, isso faz parte da minha rotina, eu gosto muito de estudar, pretendo voltar e participar sempre do CPP”, relata o engenheiro.
O encontro deste sábado marcou o início dos trabalhos de novos hosts, Igor Viana, estreou como coordenador das ilhas de espanhol, o jovem frequenta o CPP há quase um ano e tem a simpatia dos coordenadores e membros. Igor já contribuía com o Clube mesmo antes de ser convidado para ser host. “Eu fiquei muito feliz por ter sido chamado para integrar o CPP, espero contribuir com este relevante trabalho sociocultural, que tem sido tão bom para Piracicaba e seus cidadãos”, comemora Viana.
Além do Igor Viana, outros hosts atuam no CPP, Lucas Eduardo Dionísio (inglês), Maurício Rogério Pelosi (inglês), Elom de Paulo Andrade de Almeida (inglês, espanhol e alemão), Leonardo Luiz Dainez (francês),Carolina Scalise Barbosa (francês), Dayane Salmeron Lorenzi (inglês, francês e espanhol), Maria Beatriz Zdrilic (italiano) e Daniela de Miranda Rodrigues (japonês e inglês).
PRÓXIMO — O próximo encontro do Clube Poliglota Piracicaba será na padaria B´lém no primeiro sábado de março (02), a partir das 16h.